A semana sétima foi mais baseada em avaliações trimestrais. Nesta semana avaliamos nossos alunos de segundo ano com provas embasadas nos objetivos propostos para o trimestre. Conforme o Regimento Escolar os alunos avaliados por provas e os resultados obtidos é expresso em Pareceres, que são entregues aos pais em reunião.
Avaliar é muito complicado quando usamos ainda instrumentos arcaicos como as provas. A avaliação deveria ser um instrumento para a construção da cidadania.
O ato de avaliar segundo Luckesi* “envolve a coleta, análise síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação”.
“Avaliar é julgar ou fazer a apreciação de alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores. É interpretar dados quantitativos e qualitativos para obter um parecer ou julgamento de valor, tendo por base padrões ou critérios” (Haydt, 1988).
Penso que avaliar é muito complicado quando é baseado somente em provas, portanto o acompanhamento deve ser feito durante toda a ação pedagógica, mas avaliar durante todo o processo, fazer o acompanhamento a partir da coleta de informações sobre os desempenhos, competências e habilidades, tentativas de acerto do aluno, etc.
Para muitos é complicado, mas eu tento sempre observar aspectos relevantes que possibilitem eu perceber o aprendizado dos alunos. Durante as aplicações das provinhas eu percebi que Daniel consegue ler através da soletração o mesmo acontece com o aluno Willian. Que para os alunos repetentes este momento inicial é cansativo e não desperta interesses, porque dominam a parte inicial e talvez a causa da repetência fossem as sílabas mais complexas.
A escola adota pelo Regimento Escolar os Pareceres forma está que eu em particular acho mais sensata, pelo fato de não atribuir notas e que estes pareceres podem ser alterados na medida em que os alunos vão construindo aprendizagem.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar. 11. ed. São Paulo: Cortez,
Um comentário:
Que bom Jurema que pensas assim a avaliação... como um processo que vem sendo construído ao longo do semestre, ao se observar atentamente o aluno, e não um momento estanque, destacado do resto! Tendo em vista este posicionamento, no que o curso e tua trajetória no pead contribuiu nisso tudo? É importante que aqui no blog faças uma reflexão diferenciada da tua wiki de estágio, remetendo para tua trajetória também tuas reflexões: desafios, o que precisa ser revisto na tua prática docente, aprofundado em termos de estudos, o que mudou de hoje para tua postura anterior, etc, ok! Bjs, Maura – tutora do SI.
Postar um comentário