Na semana dez a matemática teve um destaque em especial com a construção a de números, idéias de quantidades e noção de dezenas, dentro das nossas Oficinas de matemática.
A idéia da Oficina de matemática surgiu quando percebemos que seria mais atrativo em forma de jogos e histórias introduzirmos os conceitos de matemática como adição, subtração, dezenas e outros...
Assim prendemos mais a atenção e eles aprendem se divertindo com os jogos.E eles passam ser parte também de uma estratégia da escola para ajudar minha turma a desenvolver atitudes positivas e o principal desenvolver a concentração.
Usando uma sugestão da eletiva de matemática realizei com os pequenos a construção dos amarradinhos para introdução do sistema decimal na construção do número em unidades e dezenas, utilizei palitos para fazer agrupamentos. Distribuí o material entre os alunos dando a eles a liberdade de realizar vários amarradinhos e fazendo montagens como eles quisessem.
Realizamos oralmente a contagem dos palitos, registrando os números correspondentes no quadro. Pedi que observassem a escrita de 0 até 9. Quando chegamos no 10, observamos que havia 2 algarismos, isto é, a formação de duas ordens. A dezena e a unidade então pedi que amarrassem com o uso do Atílio. Simbolizando que dez unidades correspondem a uma dezena. Assim fomos construindo até o 50.
Ao invés de apenas ensinar a matemática, poderíamos organizar o ambiente e disponibilizar para as crianças jogos e materiais que permitam desenvolver noções e conceitos matemáticos, que vão muito além de ensinar a contar.
Segundo a professora Gabriela Guarnieri, uma criança aprende muito de matemática, sem que o adulto precise ensiná-la. Descobrem coisas iguais e diferentes, organizam, classificam e criam conjuntos, estabelecem relações, observam os tamanhos das coisas, brincam com as formas, ocupam um espaço e assim, vivem e descobrem a matemática. Contudo, é importante pensarmos que tipos de materiais podemos disponibilizar para as crianças a fim de possibilitar-lhes tais descobertas.
E é o que venho fazendo dentro das Oficinas, disponibilizando jogos e outros materiais para que também dentro da matemática possa Semear Atitudes Doces para no futuro eles possam colher estes frutos e que eles tenham um sabor doce matematicamente.
Deixo aqui registrado que as Oficinas surgiram em uma tarde de Planejamento em que Eu,Adriana e Rosa discutiamos sobre uma maneira mais atrativa para as aulas de matemática,portanto os momentos em que colegas de classes paralelas se encontram e planejam nascem idéias que dão certo e está vem dando resultados.
Campos, Gabriela de Campos, (professora de Educação Infantil na escola municipal de São Carlos)
Um comentário:
Ótima iniciativa Jurema! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário