Terminar um estagio de 180 horas em meio a tantas atribulações,feriado,reuniões,jogos e imprevistos não foi nada fácil para mim,onde as emoções estiveram afloradas,por acontecimentos pessoais que de certa forma interferem na nossa vida profissional,mas enfim terminei com saldos positivos.Dei continuidade as atividades relacionadas a Hora do Conto,acrescidas das atividades palnejadas para o semestre escolar e as das Festas Juninas.Vale aqui ressaltar as coisas boas que são resultantes do Semear Atitudes mais Doces,partindo que muitos dos objetivos propostos para minha Arquitetura foram atingidos,entre eles o resgate da auto-estima de alguns alunos que foram elevadas e hoje estão organizando seus cadernos e construindo de forma autonoma suas atividades.(registro em fotos no wiki estágio)
“Autonomia é a situação de quem tem liberdade para pensar, decidir e agir; independência. Situação de quem administra a si mesmo sem interferência externa (diz-se de um país, uma instituição etc.)”.Na educação subtende que todas as crianças nascem dependentes e heterônomas. Em outras palavras, à medida que ela aprende a governar a si mesma, será menos governada por outras pessoas.E foi está a principal proposta da Arquitetura a costrução da Autonomia.
O conhecer a história deles foi importante,mas ainda não posso afirmar que tenha sido possitivo,pois há histórias tristes que me senti impotente diante delas e a escola,por mais que ofereça Projetos e faça os encaminhamentos possivéis para os especialistas,quando não há o comprometimento familiar.Os pais atuam como espelhos, que devolvem determinadas imagens ao filho. O afeto é muito parecido com o espelho. Quando demonstro afetividade por alguém, essa pessoa torna-se meu espelho e eu me torno o dela; e refletindo um no sentimento de afeto do outro, desenvolvemos o forte vínculo do amor, essência humana, em matéria de sentimentos.É nesta interação afetiva que desenvolvemos nossos sentimentos positiva ou negativamente e construímos a nossa auto imagem.E como a maioria dos meus alunos são filhos de familia desestruturadas,fica impossivel obter bons resultados,mas continuaremos tentando.E continuando a semana os resultados obtidos pelo alfabetizar-letrando,posso ver nos alunos que já fazem a leitura e a escrita de palavras simples.Darei continuidade até o final do ano letivo as Horas do Conto a atividades relacionadas e desta vez contando com a sala de informatica que será aberta após recesso escolar as tecnologias fizeram falta nesta Arquitetura.Não resta dúvida de que, nos dias de hoje, a utilização de novas formas de interação on-line atende às novas necessidades dos alunos; o incentivo à aprendizagem ativa e significativa ao aluno já pode ser comprovada por meio de vários projetos já desenvolvidos em todo pais; é evidente o acesso rápido e eficiente na obtenção de informações relevantes e diversificadas e a melhoria da qualidade da comunicação entre professores e alunos são viabilizadas pelas ferramentas interativas.Faltou esta interação para tornar a Arquitetura mais atrativa.
Souza,Maria do Rosário Silva-Sobre auto-estima
Piaget,Jean-Autonomia
ALVES, N. Imagens de tecnologias nos cotidianos das escolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário