domingo, outubro 31, 2010

Retrospectiva-SemestreVIII

Este foi o semestre em que as amarrações foram feitas, onde através do Estágio procuramos colocar em prática todas as aprendizagens adquiridas ao longo do Curso.

Meu estágio apesar de me apontar o caminho para a elaboração do TCC que já havia evidências deste o principio que eram as Necessidades Especiais e todas as possibilidades ou não de Inclusão. http://jufrgs.blogspot.com/2010/04/minha-turma.html

Bem como a alfabetização que eu manifestei nos últimos tempos que eram a primeira experiência como alfabetizadora. http://jufrgs.blogspot.com/2009/08/cada-dia-eu-me-surpreendo-comigo.html.

Momento de refletirmos no Espaço Blog sobre as aprendizagens durante o Estágio Curricular. Aqui uma das minhas reflexões entre tantas que fiz, mas está complementa o alfabetizar fazendo a Inclusão. http://jufrgs.blogspot.com/2010/05/reflexao-semana6.html.

Ao transpormos através das reflexões nossas aprendizagens trago para cá talvez a mais significativas de todas que é ter um olhar mais maduro, mais consciente de que é possível ensinar Matemática com uma cara nova.

A eletiva de Matemática um e dois me proporcionou ver que é possível fazer com que os alunos gostem de aprender Matemática. Quando no momento Interdisciplina,não me atraiu nem um pouco e até deixei claro em tantos momentos que não gostava de ensinar Matemática.

A eletiva me oportunizou aprender coisas novas para ensinar o novo.Minhas reflexões sobre a disciplina hoje está mais madura e as trocas feitas com a Tutora da eletiva me permitiu ir para sala de aula e propor novidades dentro das minhas Oficinas de Matemática http://jufrgs.blogspot.com/2010/03/oficina-de-matematica.html

Com as quartas séries com quem trabalho História, mas que dentro de um Projeto sobre Consciência Negra trouxe a matemática usada pelos africanos.

Estão sendo descobertas maravilhosas e os materiais disponibilizados pela Tutora da eletiva me deram oportunidade de junto com a turma tecer aprendizagens que serão para sempre tanto para eles como para mim. http://juremamatematica.pbworks.com/Atividades2

São tantas aprendizagens que contribuíram para que saíssemos desta caminhadas muito mais fortalecidas, com uma bagagem imensa de teorias, práticas, discussões que proporcionaram crescimento pessoal e profissional que é impossível citar todas elas.

Mas ficaram presentes em nossa caminhada profissional e pessoal.

quinta-feira, outubro 28, 2010

Abrindo um Parêntese

Não sou Portadora de Necessidades Especiais, mas no momento estou Portadoras de Necessidades Especiais, devido a uma paralisia fácil que não tem tempo determinado para voltar ao normal
Minha fala está totalmente comprometida e a visão momentos em que consigo visualizar as coisas nítidas outras preciso de ajuda.
Neste momento preciso me alimentar só de coisas mais liquidas evitando as pastosas, me falta sensibilidade para sentir gostos e mesmo os líquidos uso as vezes canudinhos para que não vire na roupa.Para sair preciso de companhia,pois a claridade me incomoda muito gerando perigo ao atravessar as ruas.
Além de dividir com vocês este momento divido algo que me deixou extremamente triste, abalada mesmo, me colocando no lugar de tantas mães que seus filhos precisam de ajuda por portarem algumas necessidades, das pessoas que são portadoras de algumas necessidades e são vitimas de preconceitos tanto quanto eu senti na pele.
Estava eu numa parada esperando ônibus quando duas senhoras me olharam apontando para mim quase em cima de meu rosto, que seu estava toda torta.
No momento bateu e a reação foi nenhuma, talvez pelas dores que sentia na visão ou pela dor moral, da alma mesmo. Minha nora as olhou e entramos no ônibus quando ela me disse se a senhora me contasse eu ai achar exagero.
Sei que vim mal para casa e fui me colocando no lugar de tantas Dudinha, Marquinho, João e Maria por ai a fora que mesmo com direitos nas Leis que os garantem, ainda não são vistos como normais dentro desta sociedade.
Percebi que os preconceitos ainda existem, mesmo que esclarecidos que a Inclusão é você acolher a todos com amor.
Talvez muitos destes não tenham a percepção que eu tive e que não sentissem a dor que senti, mas suas mães com certeza sentiram e os que conseguem discernir quanta dor na alma não sentiram.
Embora que me diga que não ligue que são pessoas pobres de alma, desprovidas de qualquer sentimento de respeito, etc. não posso deixar de registrar o que senti e como foi estar no Papel de Portador de Necessidades Especiais, mesmo que temporário ou não.
Sempre busquei acolher em sala todos com respeito, brigar pelos seus direitos e sei que minha tarefa enquanto educadora, mesmo com falhas dentro do Sistema Escola eu apontei caminhos para que as mães buscassem ajuda e que fizessem com que os direitos de seus filhos fossem respeitados.
Minha parte está sendo feita e continuarei, resta é a sociedade aprender a acolher estas diferenças com o devido respeito.
Um dia sonho que não haverá estes risos irônicos, pronúncias de palavras que ferem, olhares de pena como se as pessoas fossem incapazes, comentários maldosos, que se foram capazes de atingir alguém temporariamente Portadora de Necessidades Especiais imagina os que são para sempre...

sábado, outubro 23, 2010

Retrospectiva-SemestreVII

Neste Semestre foram muitas aprendizagens e começo aqui com a interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil,que despertou em mim a curiosidade em ver como era ensinar alunos mais experientes,com idades mais avançadas.Assim que terminou a interdisciplina ganhei de presente uma turma da EJA e logo na primeira semana as emoções começaram a brotar quando via nos olhos daquelas pessoas a felicidade de aprender a ler as primeiras palavras.Em julho quando uma das alunas que alfabetizei veio despedir-se (pois ia para outra cidade),me abraçou e disse você foi minha primeira professora e quem me ensinou a ler não vou esquecer nunca da senhora.Ai entendi o significado de ensinar aos adultos,pois além deste reconhecimento ao nosso trabalho,as trocas de experiências de vida,as trocas de receitas,as confidências dos alunos sobre suas(eus) namoradas(os),a confiança que se estabelece.Os momentos de trabalhos e trocas feitas dentro da interdisciplina foram proveitosos,principalmente pelo carisma do professor que ao revelar sua paixão pela EJA transmitiu seu amor por ensinar os Jovens e Adultos por tantos anos de seu exercício de educador.

Na Interdisciplina de Linguagem e Educação a possibilidade de conhecer melhor o letramento e refletir sobre a questão abordada pela professora que foi inicialmente fazer com que nós pensássemos sobre: “Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?” As discussões no Fórum possibilitaram trocas significativas e aprendizagens que nos fizeram repensar nossas práticas dentro de sala de aula. Hoje ao usar o letramento para alfabetizar sei que encontrei segurança dentro das leituras sugeridas nesta interdisciplina.

Ao repensar a avaliação, planejamento dentro da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação nos permitiram ver como andavam nossas escolas no processo avaliativo e como eram nossos planejamentos tanto anuais mensais como os diários. Deu para termos percepção de onde deveríamos mudar reformular e o que estava certo que poderia dar continuidade. Foram momentos de trocas e discussões que permitiram crescimento e amadurecimento ao lermos os textos propostos que foram mudando nossa visão em planejar e avaliar. Se hoje busco sentar com minhas colegas de classe paralelas para conversarmos e fazermos o planejamento mensal juntas e vermos o que é possível dentro da realidade de cada turma e criarmos uma avaliação que possibilite ver como nossos alunos estão ou não aprendendo tem fundamentos teóricos que levei para que pudéssemos apoiadas á eles ir mudando aos poucos nossas práticas dentro da escola.

Libra me deu a oportunidade de ver com outro olhar esta nova linguagem que mesmo desconhecida faz parte da minha vida quando faço interação com sinais com meu sobrinho neto que é surdo. Deixo aqui o que ele mesmo escreveu no seu Orkut dia destes, para definir meu sentimento e aprendizagem nesta interdisciplina.parabéns surdos amigos e de todo Brasil, pelo nosso dia. Ouço com os olhos, falo com as mãos.” Yuri.

Para encerrar a reflexão o Seminário com a proposta da Arquitetura Pedagogia que trouxe as polemicas entre os Peadianos como tudo que é novo assusta, e até acalmar os ânimos foi tal de desespero, mas vimos que não era tão "Bicho Papão " e apesar dos tropeços conseguimos dar conta da atividade proposta e também de inserir a Arquitetura no Estágio Curricular. E a partir deste momento nossas reflexões no Blog começam a ter uma maturidade de uma Peadiana.

domingo, outubro 17, 2010

Retrospectiva-SemestreVI

Mais um semestre com interdisciplinas que superaram expectativas,principalmente as minhas,pois não sairia do Curso sem respostas a muitas de minhas perguntas sobre Inclusão,principal motivo de enfrentar quase em fim de carreira um curso para encontrar novas possibilidades de ensinar.
Neste semestre tivemos as interdisciplinas de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais com textos que hoje para escrever meu TCC estão sendo de grande utilidade.Na construção do Dossiê me deu a oportunidade de falar das pessoas especiais que fazem parte da minha vida pessoal e dos meus alunos que sempre estiveram em sala de aula e muitas vezes eu não os compreendia pela falta de informações.Hoje tenho os conhecimentos teóricos e posso dizer que faltam os recursos que dariam suportes para realizar um trabalho,pois ainda estamos engatinhando para este processo inclusivo.
Em Filosofia da Educação momento em que oportunizaram reflexões sobre de discussão sobre moralidade,dilemas e princípios étnicos e morais da educação.O Filme " O Clube do Imperador" apresentou bem estes conceitos e nos deram condições de rever muitas de novas atitudes frente aos alunos,analisarmos que muitas vezes estas atitudes podem mudar um aluno tanto positivamente como negativamente.
Mas minha identificação veio mesmo com a interdisciplina Questões Ético-raciais na Educação,História e Sociologia,pois consegui através dela ver os trabalhos que realizava com os alunos serem aproveitados pela professora da interdisciplina e elogiados,que para um professor ver seu trabalho sendo reconhecido como bom é uma elevação de auto-estima para procurar aperfeiçoar cada vez mais.
Hoje realizando um novo Projeto com os alunos de quarta serie sobre a Consciência Negra,estou aperfeiçoando para fazer o melhor através de pesquisas e leituras que eram raras fazer por falta de hábito.Não consigo sei elaborar um Projeto sem antes pesquisar e sustentá-lo através de teóricos.
Com o Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia que veio trazer o conhecimento e desmistificar o construtivismo que por um longo tempo foram apresentadas á mim com uma visão distorcida e hoje eu reconheço em meu trabalho este novo conhecimento de Construtivismo muito presente em sala de aula.
E o Seminário com a continuidade dos Projetos de Aprendizagens fecharam o semestre que me oportunizou um crescimento pessoal e profissional mais maduro e próprio de quem tem vontade de aprender a ser melhor.

quinta-feira, outubro 14, 2010

Retrospectiva-SemestreV

Neste Semestre o Seminário Integrador trouxe a proposta dos Projetos Pedagógicos, que a principio gerou uma grande polêmica, pois até entendermos a proposta foi um tanto difícil construirmos o Projeto, talvez a maior dificuldade encontrada além das tecnologias que vieram juntas para ser usado como o programa dos mapas conceituais, o outro motivo foi que cada uma das componentes do grupo interpretou de maneira diferente a construção do Projeto, gerando também conflitos de opiniões que foram construtivas,pois naquele momento causou desencontros de horários para encontros mesmo sendo on-line, as opiniões divergiram mas ao concluirmos a atividade estávamos com uma idéia diferente da inicial,vendo a possibilidade dos projetos darem certos se bem estruturados.

Dentro da Psicologia da Vida Adulta os textos coletivos sobre o “Ser adulto” nos deu oportunidade através das escritas conhecerem mais os colegas e as trocas feitas no fórum contribuíram para não só o conhecer nossos colegas, mas foram momentos de aprendizagens, mesmo que às vezes muitas de nós contrariadas, por não gostar muito desta nova idéia de expressar sentimentos e opiniões acabávamos participando.

Nas interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização das Escolas foi momento de desengavetar os Regimentos Escolares,os PPP e rever coisas que estavam escritas e que nem sequer tínhamos os conhecimentos.Hoje após estas interdisciplinas ao ver uma das escolas onde trabalho repensando o PPP e o Regimento Escolar,estou contribuindo com a elaboração dos mesmos com a segurança de quem conheceu melhor os Fundamentos Legais vigentes na Legislação Brasileira que são fundamentais nesta hora para que todas as coisas pensadas possam estarem embasadas na Lei.Dar sugestões de autores que podem dar suportes teóricos para definirmos uma linha pedagógica a ser seguida.

Além disso, como presidente do Conselho de uma das escolas eu tive condições de elaborar junto com os colegas o Regimento do Conselho Escolar para termos garantido através deste Regimento todos os direitos e deveres atribuídos aos membros do Conselho.

Talvez sem os conhecimentos adquiridos não me envolvesse ou não sugeria nada, pois não teria argumentos para provar o que seria ou não corretos.

Como posso deixar de dizer que todos os momentos de muitas formas contribuíram para eu hoje ser uma profissional melhor.

domingo, outubro 10, 2010

Retrospectiva-SemestreIV

Na minha retrospectiva quatro me trouxe as interdisciplina da Representação do Mundo pela Matemática, que não vi com a mesma maturidade que hoje ao fazer as eletivas de matemática estou vendo e confesso que neste momento estou tendo um olhar diferenciado para as propostas de atividades.
Talvez por eu não gostar muito de matemática, mas ensinar matemática sempre foi algo que fiz creio que bem, pois sempre eu ouvi dos meus alunos que aprenderam gostar de matemática comigo. Hoje posso ver e analisar com mais tranqüilidade as atividades e muitas delas eu usei em sala de aula com meus alunos e os resultados foram surpreendentes.
A interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais comecei a ter um olhar diferenciado já na primeira atividade que o professor levou onde deveríamos desenhar e fazer uma analise,os textos e as propostas que seguiram levaram a ver o Mundo das Ciências com um outro olhar a não ser o das meras cópias de textos que outros escreveram sem proporcionar aos alunos momentos de pesquisas,de construção,de experimentos.
Hoje na eletiva de Ciências vou ter oportunidade de vivenciar diferentes propostas e encontrar novas possibilidades para trabalhar com os pequenos em processo de alfabetização. Confesso que por ter a preocupação com a alfabetização esta disciplina está sendo deixada de lado.
E a Representação do Mundo pelos Estudos Sociais apesar de amar tudo que se referem à história percebo hoje que muitas dos recursos que a professora utilizou para apresentar a interdisciplina e eu por não dominar as tecnologias deixei de explorar.
Hoje para refazer este trajeto relendo as propostas encontrei muitas coisas que deixei de explorar por meu analfabetismo tecnológico. Ao reler e dominando um pouco mais das tecnologias posso me valer delas no momento atual em sala de aula. Vejo neste momento o quanto perdi em não ter explorado todos os espaços oferecidos pela interdisciplina, mas vou a partir de agora dar mais uma explorada e retomar o que deixei passar despercebido.
Sempre é tempo de mudar e estou ainda em processo de mudanças, sabendo hoje aproveitar mais o que me é oferecido e aprendendo com minhas dificuldades e superando minhas limitações tecnológicas.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Aprendizagens

Não posso continuar sem antes dar uma resposta ao questionamento feito pela professora Bea
_Como fostes te sentindo ao longo do tempo como profissional? Sei que aplicastes muitas das propostas e muitas das inovações, mas tu, no que mudastes?
As mudanças ao longo do trajeto também são visíveis para quem convive comigo poderiam responder que se eu já brigava para que as mudanças acontecessem, hoje continuo fazendo, mas com uma segurança que os teóricos me deram aportes para sustentar minhas falas.
Meus projetos que desenvolvia dentro da escola continuam sendo feitos, mas hoje com a participação mais efetiva dos alunos, hoje busco junto deles o que é de interesse de todos, quais os objetivos que eles querem alcançar, o tema, as atividades tudo isso fui aprendendo com as leituras ao longo dos semestres. Nesse momento estou desenvolvendo com os meus alunos de quarta série um Projeto para a Consciência Negra e tudo dentro do Projeto está sendo construído junto com eles. Sempre inovei, mas desta forma tão participativa está sendo pela primeira vez e estou me encantando com as descobertas.
Hoje ao falar em uma reunião posso usar palavras que como dizem minhas colegas "difíceis", adquiridas com as leituras feitas ao longo dos semestres. E estas colocações têm contribuído com o grupo de colegas de classe paralelas, para que juntas além de planejarmos coletivamente temos condições e argumentos para fazer que se cumpram muitas de nossas reivindicações, como por exemplo, a redução de alunos em função dos alunos com Necessidades Especiais.
E estas mudanças profissionais acabam influenciando nas pessoais e vão nos tornando pessoas e profissionais melhores,mais capacitados e humanos.