quinta-feira, agosto 27, 2009

Aprendendo Alfabetizar






A cada dia eu me surpreendo comigo mesma,pois alguns anos atrás falar em alfabetizar era um horror,nem pensar a cada final de ano, quando era manifestado o desejo de assumir turmas minhas escolhas sempre eram quarto ano(3ª série) e quinto ano(4ª série).
Eu nunca manifestei se quer o desejo de assumir uma alfabetização.
Esse ano estou com duas turmas de segundo ano,sendo uma com alunos especiais e a outra com alunos repetentes por mais de duas vezes,sendo considerados alunos com necessidades educacionais especiais.
No inicio eu cheguei a duvidar que era capaz de dar conta de construir junto deles um aprendizado.
É natural em quem vem de tantos anos com as mesmas turmas ter inseguranças, medos e até duvidar que é capaz.
Também não me via assim fazendo tantos jogos,buscando alternativas para que aprendam melhor com os jogos e brincadeiras.
Fui buscar nos livros,mas não estava lá as respostas para que eles aprendessem a ler,mas estava nos livros nas páginas alguns exemplos de bingos,que adaptados serviram para eles brincarem enquanto aprendem,os potinhos de iogurt para que as dificuldades fossem trabalhadas de maneira bem colorida e divertida.
Como citei em colocação anterior muitas e muitas gravuras serviram para jogos silábicos,pequenos textos recortados para que fossem explorados por eles,mesmo que alguns ainda não dominem completamente a leitura,mas já escolhem os textos para levar para casa.
Também não foi esquecido a construção dos números e as histórinhas matemáticas que através de desenhos e ilustrações vão tornando cada dia mais agradáveis o aprendizado meu e deles.
Ao ver essa semana muitos deles lendo não dá para descrever a emoção.Ao presenciar os primeiros vôos, mesmo que desajeitados na construção da leitura e escrita posso entender,que eles são capazes de aprender mesmo que de maneira diferenciada.
Eu fui aos poucos com ajuda das colegas de classes paralelas tendo uma força e o apoio enorme,para buscar meus próprios meios de alfabetizar.
O importante que quando formam as palavras e conseguem ler eu não consigo deixar de ficar feliz em estar participando de todo esse processo para eles e para mim novo.



Nenhum comentário: