domingo, maio 23, 2010

Reflexão Semana6


Sempre deixei muito claro que nunca havia alfabetizado, minhas experiências são com crianças maiores mais especificamente com terceira e quartas séries (hoje quarto e quinto ano). Bem ano passado ao chegar na escola sem muita escolha era um segundo ano e não tinha noção que este seria alunos para alfabetizar.
Em meio a tantos ajustes e desajustes e até me adaptar foi muito difícil. Sempre apoiada pelas colegas Adriana e Rosa sempre incansáveis em me passar idéias e atividades criativasNo inicio pensei em não dar conta,mas quando os vi lendo não sei explicar tamanha emoção.
Ali entendi o que era então o que era o trabalho de tantas colegas alfabetizadoras.Aprendi que alfabetizar já não era embasado nas cartilhas do tipo “IVO VIU A UVA”, porque como diz Paulo Freire é preciso entender que Ivo vem para a sala de aula com conhecimentos adquiridos através da família, da comunidade e da sua cultura. Até eu entender que meus alunos eram providos destes conhecimentos foi um aprendizado e tanto.
Este ano não diferente me veio de presente mais um segundo ano este diferenciado não em termos do cognitivo destes alunos, mas em outros aspectos a falta de limites, regras e o abandono o descaso familiar é gritante.
Estou tentando alfabetizá-los mesmo em meio de tantos conflitos e já posso observar alguns resultados quando uso o alfabeto móvel.Para Montessori partir do concreto rumo ao abstrato,baseia-se na observação de que meninos e meninas aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta. Para tornar esse processo o mais rico possível através de materiais simples como o alfabeto móvel provocar o raciocínio dos pequenos e isso que fiz com eles na semana.
Adendo:nesse dia os alunos problemas comportamentais sérios não estavam e era a metade da turma que favorecia um atendimento individualizado, diferente de quando estão os trintas.
Estou alfabetizando usando muito materiais que possibilitem a construção do conhecimento acreditando que estás crianças já possuem um conhecimento, pois elas vêm com conhecimentos que foram adquirindo com o tempo.
Segundo Magda Soares “Uma criança, que mesmo ainda não dominando a técnica da leitura e da escrita, folheia livros, jornais, revistas... finge lê-los, brinca de escrever, escuta histórias lidas por outro, está rodeada de material escrito e percebe seu uso e função, pode ser considerada letrada, pois já entrou no mundo do letramento."
Embora, seja considerada analfabeta, pois ainda não aprendeu a ler e escrever.A preocupação, nos dias de hoje, não deve centrar-se apenas em ensinar a ler e a escrever, mas também, e, sobretudo, levar as pessoas a utilizarem a leitura e a escrita, envolvendo-se em práticas sociais dessas.Venho levando para sala de aula além dos alfabetos móveis outros jogos que possibilitem os alunos construírem seus conhecimentos sem o uso do tradicional imposto apenas pelo professor. Tenho observado alguns frutos que me deixa feliz,embora como já citei é uma turma muito difícil.

Montessori, Maria. Educar para crescer.
SOARES, Magda. Letramento (material da biblioteca do Rooda)

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Turma difícil, mas está sendo um desafio para ti... um desafio que estás vencendo, pelo que observo! Percebo também que tens revisitado bastante os materiais de semestres passados e tens construído reflexões com embasamento teórico e evidências práticas, trazendo sempre o significado de tudo isso para ti! Ótimo Jurema. Bjs, Maura -tutora do SI