domingo, maio 16, 2010

Semear Atitudes Doces_Reflexão4

Para semear atitudes mais doces que tenho além de buscar leituras que me dê suportes teóricos algumas idéias que façam e tornem mais atrativas a minha aula. percebi que a rotina não combina nem comigo muito menos com eles e que torna a aula cansativa e mais chata ainda.

O jeito é criar muito e tenho percebido que eles adoram cantar e brincar e que as massinhas de modelar foram aceitas por todos com grande interesse.

Também percebi através da fala de alguns alunos que família é assunto polêmico, minha Hora do Conto trazia a história “Choco encontra uma mamãe”. Uma história encantadora e emocionante que desencadeou ale das atividades programadas,possibilidades de eu ouvir suas histórias.

Em meio a uma aula um dos meus alunos me perguntou se eu tinha marido.Pressentindo algo meio estranho na pergunta eu o perguntei o porque,então me respondeu que eu mandaria ele sentar-se,ficar quieto,não brigar e foi enumerando tudo que falo para ele.Perguntei se estava errada em pedir a ele todas estas coisas,me respondeu com a seguinte frase:

_Filho incomoda.

Disse que não era sua mãe e ele me respondeu é mãe do coração feito Choco e dona Ursa.

Neste momento senti que havia uma transferência de sentimentos em relação á mim, justificando talvez muitas coisas que ele faz talvez para chamar atenção e como conheço sua história de vida não tive dúvidas.

Fui em busca de leituras que me dessem esclarecimentos quanto a normalidade ou não desta transferência.

No rooda encontrei um texto da interdisciplina de Psicologia de Kpfer.

A Transferência não é um termo da psicanálise. É um vocábulo utilizado em diversos campos como uma idéia de transporte, de deslocamento, de substituição de um lugar para o outro. Freud aponta-o como um fenômeno psíquico que se encontra presente em todos os âmbitos das relações com nossos semelhantes. Ele reconheceu a possibilidade de que a transferência acontecia na relação professor-aluno e aluno-professor. Nesta relação implica relação de amor, relação afetiva, relação de confiança de valorização do conhecimento, da revelação das habilidades e potencialidades do outro, que só é possível através da afetividade. Com o afeto a criança se redescobre, se percebe, se valoriza, aprende a se amar transferindo este afeto em suas vivências e conseqüentemente na aprendizagem escolar. E é isso que venho buscando encontrar para que em minha sala de aula tenha cada dia mais atitudes mais doces.

KPFER, M. C. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo, 1989

Kpfer, Maria Cristina (Freud, S.A transferência na relação professor-aluno).

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que lindo Jurema! Como é bom conquistar o amadurecimento e o conhecimento que nos permitem compreender verdadeiramente essas coisas. As atitudes mudam em nossas atividades, mas no sentido de tornarem-se mais conscientes e mais responsáveis. Isso alivia, transforma e transcende... Belo trabalho e reflexões! Bjs, Maura -tutora do SI