quinta-feira, abril 01, 2010

Minha Turma

Ao longo dos meus anos de magistério tenho enfrentado turmas com perfis difíceis, ano que passou além de alguns alunos indisciplinados havia o fato de nunca ter alfabetizado, mas ao superar as minhas dificuldades com o alfabetizar os pequenos problemas de indisciplina foram sendo superados.
Esse ano eu sabia que seria uma turma diferenciada pelo fator aprendizagem, mas o que me causou tamanha surpresa foi a indisciplina somadas a outros fatores como necessidades especiais, o fator família sendo o abandono muito marcante.
Eu tenho tentado de diferentes formas atingi-los através do carinho, do estabelecer limites, mas mostram-se resistentes.
Ontem eu permaneci um longo tempo parada enfrente ao quadro a observá-los, apenas cuidando para que não se machucassem e era como se eu não estivesse ali.Me senti impotente,pois nada que tenha tentado surte efeitos.

Um vai para debaixo da mesa e não sai, outro esconde o rosto e não há quem faça que mostre, outro bate o tempo inteiro nos menores ou intimida com gestos agressivos. Ainda o tempo inteiro eu escuto o prô fulano pegou meu lápis, minha merenda, minha moeda e por ai vai.O não aceitar regras é complicado.
E meu Deus mais resolvo conflitos entre eles do que propriamente fazer meu papel que é ensinar. Parece-me que há uma rejeição por parte deles, mas ao mesmo tempo eles me encontram com flores e doces todos os dias, me esperam no portão, correm ao meu encontro. Solicitei à direção que me trocasse de turma, pois rejeição é comum ou eu não estou sabendo lidar com eles até pode ser.
Não posso negar que tenho toda ajuda necessária da direção, supervisão, orientação e as colegas da escola que são incansáveis em me dar o apoio para que tudo se resolva, mas soa como se você não fosse capaz de impor limites,regras, etc.
Tenho buscado respostas, mas confesso que me sinto frustrada, sem ver uma luz e com um estágio vindo ai me assusta muito a idéia do falhar.

Minhas conversas no gmail com algumas colegas têm sido muitas vezes em encontrar respostas e soluções.
Não costumo inventar coisas e dizer que tudo é perfeito, maravilhoso, não faz parte de minha personalidade colocar lindos trabalhos e dizer que está tudo perfeito. Até porque se receber a visita de minha supervisora saberá que não é o real da turma.
Tenho feito o possível dentro de sala para melhorar. Os jogos, as horas do conto, oficinas com jogos lúdicos de matemática, as oficinas de teatro,judô,letramento que a escola oferece dentro do Projeto mais Escola são minhas apostas para melhorar.
O trabalho conjunto de todos como Maura referiu sua importância em meu Blog tem sido uma esperança. Busquei saber dos que tinham avaliação médica o que se referia cada CID para entender melhor e como lidar com cada diversidade.
Mas nesse momento é eu saber como e se a arquitetura será possível e que caminhos posso seguir para não errar com eles.

Tenho a maior responsabilidade com estas crianças,sua integridade fisica,mental e moral depende de mim como professora e aluna de um Pead que aposta no novo como resultado

2 comentários:

Ilsa Machado disse...

Jurema querida!!! Nas nossas conversas pelo gmail percebo demais a tua angústia..sei que és uma profissional muito competente e que por isso estás tão preocupada. As vezes nos caem nas mãos crianças muito perturbadas, e não sabemos como agir, tentamos de td e por muitas vezes falhamos, não depende só de nós, mas o importante é tentar,mesmo que isso não de em nada. Força amiga..estamos no finalzinho...logo,logo tudo isso vai passar..e tenho certeza que vais conseguir..conta comigo prá tudo..até mesmo para um desabafo..não desiste..conheço tua história de vida..és uma super mulher.Um grande abraço e me chama sempre que precisar.

Grace Milcharek disse...

Ju que Deus te acompanhe junto a esta turma, pq o perfil dela vai te exigir muita doçura, pois é através deste semear atitudes doces que você irá conquistá-los, mostrando através do teu exemplo este semear, que na verdade será a história real, claro que será ilustrada por histórias já consagradas.
Gostei dos comentários da professora orientadora, acredito que ela te deixará bastante amparada em tuas afirmações e também nas dúvidas.
E pode acreditar que Deus nunca nos dá um fardo que não possamos carregá-lo e quando precisares da minha humilde contribuição estarei sempre por perto, acredite em você, pois tens uma caminhada de muitas experiências vivenciadas por este magistério a fora.
Bjo da colega, tutora e amiga,
Grace Maria.