quarta-feira, setembro 27, 2006

Eu


Eu
Eu sou um ser no mindo,mulher,filha,irmã,mãe,professora.Nasci no dia 21/06 em Alegrete/RS.Me chamo Jurema(tiaJuju ou Ju),filha de agricultor e de uma costureira.
De minha infância lembro do campo coberto de lírios,bem-me-quer,araça.Das bonecas de pano,quem diria,hoje ligo o computador.
Após a 4ª série estudei numa escola particular com bolsa de estudo,por isso reprovar não dava e trabalhava na portaria da escola para completar a diferença.Desde cedo me esforcei muito para ajudar a família.
Em 79 mudamos para Alvorada e fui trabalhar numa Instituição Social na Ilha Grande dos Marinheiros,como assistente da irmã Maria Eva(francesa).Lá desenvolvi um trabalho social que foi enriquecedor na vida pessoal e profissional.
Em 81 através de um amigo,vim para Alvorada e assumi na escola Almira Feijó uma pré-escola e em 82 a coordenação pedagógica da escola Podalírio,nesse ano por liderar uma greve revendicando 5 meses de salários fui demitida,voltando 2 anos depois,nesse intervalo lecionei em Viamão no Lar de Menores e na escola Araça(lomba do Pinheiro),Nisia Floresta(Vila Elsa)e Monteiro Lobato(Vila Helenita)experiências ricas.
Em 89 fui morar em Santa Maria,ficando 12 anos lá e lecionando na escola Naura Teixeira Pinheiro,uma outr lição de vida profissional e pessoal.Após uma complicada separação retornei para Alvorada com os filhos e dividas.Coragem tive muita.Medo?Apenas do próprio medo...Ousadia?Todas.
Hoje moro na Vila Intersul,não sei muito da minha comunidade,por passar o maior tempo na Vila Americana,onde trabalhocom 3ª série e a supervisão.Nos 5 anos na escola realizei muitos projetos como:Natal,Livros de história,passeio de verão,lanche para bater papo com as mães ...
Nesses 28 anos de sala de aula nunca fui e jamais serei repetitiva.Crio,invento,renovo e pensar que não queria ser professora.Sou por influência do meu professor de matemática José Antônio,hoje aceito como uma missão.
Alguns professores foram referências na vida pessoal e profissional.Profª Rosabela o gosto pela construção de histórias,Profª Mara a supervisão com humildade em aprender e dividir experiências com os colegas,Profª Nádia o reconhecimento pelo incentivo ao vestibular e o que aprendi na supervisão,Profª helena e Marilene meus anjos da guarda nos piores momentos da vida pessoal e as responsáveis por estar na supervisão nesses 5 anos,minha primeira diretora Eloa Barcellos a acolhida com sorriso a cada dia de minha chegada na escola.
No texto a Ilha Desconhecida o autor diz que pecisamos saber quem somos,que é necessário sair da ilha(eu),para ver a ilha(quem somos),me vejo sempre inquieta com as questões politicas e sociais e em sala de aua quero sempre fazer o melhor e quando algo sai errado(não sou perfeita),me vejo a procura de uma saida e por essa razão de ter uma turma complicada que estou aqui no curso a distância,procurando respostas de como lidar com as diferenças e com a inclusão.
Há o grande amor da minha vida trilhamos caminhos diferentes cada um com sua missão social,mas o amor permaneceu e será eterno por caminhos diferentes.

3 comentários:

Adriana Irigaray disse...

Bom dia jurema!Teu blog ficou lindo, mais do que isso, escrevestes com profundidade, acho que com o coração. Beijos..Adriana

Izolete disse...

Oi Jurema, tudo bem?
Li tua história, achei tua caminhada muito bonita, cheia de experiências positivas, que com certeza te fizeram crescer.
Vê só Jurema, estou lendo tua história e descubro que já trabalhastes na minha escola, o Podalírio, só que na época eu ainda não morava em Alvorada.Teu depoimento deixa claro que és uma batalhadora, educadora responsável, criativa e comprometida com uma educação de qualidade. Preocupada em saber lidar com as diferenças, aliás, essa é uma questão que também muito me angustia. As questões sociais e políticas em sala de aula que tu colocas no texto acredito que não é só a ti que inquietam, mas a maioria dos educadores conscientes de seu verdadeiro papel na sociedade. Beijos e até...

LIDIANE disse...

Adorei tua visita no meu blog!Só poderias ser uma pessoa gentil, pois tendo lembranças d uma infância num campo coberto de lírios só pode trazer muita paz dentro de si.Gostei muito da tua postagem no meu blog e também gostei de te conhecer melhor!!