quarta-feira, novembro 29, 2006


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Curso de graduação em Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – Modalidade à Distância

Interdisciplinar Escola Cultura e Sociedade / Atividade 9

Grupo letras H
Componentes do grupo: Andréia , Denise, Elizabeth, Jurema, Kátia, Ledi, Rosária, Roseane, Selva.



TEXTO VERSÃO FINAL

As teorias de Marx / Engels ultrapassaram os séculos e nos dias de hoje são visíveis a exploração da classe trabalhadora e o trabalho infantil é notícia constante nos veículos de comunicação.
Marx afirma que quanto menor for o tempo de formação profissional exigido por um trabalho, menor será o custo de produção do operário e mais baixo será o valor do seu salário. Isto mostra que sem formação profissional esse sujeito não é valorizado, mesmo que este exerça bem suas funções, seu salário não será compatível com a função que desempenha, não atendendo assim as necessidades básicas de um ser humano (escola, saúde, alimentação, vestuário...).
Marx diz que: “a miséria não só ensina o homem a rezar, também ensina a pensar e atuar.” Concordamos que a necessidade leva o ser humano as vezes desistir da vida ou o impulsiona a lutar por melhores condições no mercado de trabalho, mas sem formação educacional e / ou profissional fica difícil competir no mercado de trabalho.
Hoje como no século passado o ensino é diferenciado nas várias partes do país, isso implica em uma melhor formação para quem possui condições financeiras. A classe pobre, operária privada do acesso ao ensino superior daquele tempo, luta ainda hoje por igualdade. Os governantes que não viam possibilidades de um ensino superior gratuito no nosso tempo abrem as portas para mil opções de Ensino Superior, resgatando a dignidade daqueles que foram excluídos.
Marx via a escola como um mercado capitalista, onde seus profissionais / mestres eram trabalhadores produtivos que não trabalhavam apenas para desenvolver a mente, mas também para enriquecer os donos de escolas, que, investiam seu capital numa fábrica de ensinar. O fato de não haver escolas suficientes e do estado não exigir que as crianças freqüentassem escola, a maioria delas bem como os trabalhadores, eram analfabetos (não sabiam ler nem escrever). A escola era somente para os que podiam pagar.
Preveu Marx uma “escola pública do futuro” que ensinaria não apenas as ciências exatas, filosofia e sociologia, mas uma escola que considerasse o homem com suas histórias pessoais, cultura, religião... Enfim, que considerasse o homem como sujeito e com isso, o jovem cidadão do futuro passaria ser “senhor de si mesmo”.
Com a aprovação da Lei da Educação Popular que garantia uma educação gratuita e atribuía ao Estado as responsabilidades pela formação de crianças, jovens e adultos em alguns países, continuaram a lutar pela educação superior para a classe menos favorecida.
O cidadão Marx afirmava que é necessário modificar as condições sociais para criar um novo sistema de ensino. Este “modificar as condições sociais de todos os homens” via a necessidade criar um órgão que fiscalizasse as escolas públicas e garantisse a todas as crianças o direito à educação e que não fossem obrigadas a exercerem trabalho infantil.
Sem dúvida, Marx / Engels influenciaram nas teorias que hoje regem as leis educacionais e profissionais, mostrando que as escolas devem exercer sobre adultos, jovens e crianças o papel de ensinar a serem livres pensadores e terem liberdade de expressarem suas idéias.
Essa é a nossa tarefa enquanto educadores formarmos cidadãos livres, críticos, responsáveis e conscientes de seus papéis na sociedade onde vivem. Somos responsáveis pela formação educacional e social dos cidadãos onde atuamos como profissionais da educação.
Marx / Engels levantaram a seguinte questão que nos faz refletir: “É suficiente o número de escolas?”.
“Se o Estado exigisse que toda criança freqüentasse a escola, de onde surgiriam as escolas para todas elas?”
Se esse era o pensamento no século passado, continua sendo nosso pensamento nos dias de hoje.

8 comentários:

LIDIANE disse...

Oi Ju! Passei aqui só pra te agradecer pela força que me deste na realização do trabalho de tecnologia. Obrigada e um beijão.

Adriana Irigaray disse...

Boa noite colega! A tua presença na sede da UFRGS, no sábado, é fundamental, para que tenhamos uma bela festa. Nós vemos por lá!Bjs. Adriana

Paulo disse...

Jurema, estava lendo o texto do seu grupo. Parabéns. Ficou excelente.

Vera disse...

Parabéns Jurema! Atividades em dia. O retorno da ECS 9, está no blog colaborativo. Vamos continuar a caminhada... Hoje é o prazo da primeira postagem da ECS 10. Em breve darei retorno. Continua participando do wikistoria e do fórum da ECS11. Um grande abraço. Ver@

Adriana Irigaray disse...

Boa noite! Passei só para dar um oí, e te desejar uma boa semana! Bjs. Adriana

Ivana disse...

Feliz Natal!!! Muitas felicidades, saúde, paz, amor e realizações hoje e sempre. Beijos, Ivana

Vera disse...

Oi Andreia, como foi o natal?
O ano está terminando e o semestre também, estou conferindo as atividades. Está faltando o relato final da ECS11, no blog colaborativo e o da ECS10 no teu blog.
Um Feliz 2007 para ti e toda tua família! Até dia 3 em Alvorada, beijo, Ver@

Vera disse...

errata! estava com mais deuma aba aberta e troquei. desculpa, Vera