quarta-feira, julho 04, 2007

Memórias da Educação


Memórias da Educação

A história da Educação é contada por documentos, datas e relatos.As opções, os desafios e as realizações de cada um têm ligação direta com as lutas de poder, as leis, a participação do estado na Educação e a valorização profissional de todos nós profissionais do magistério.
No inicio do século passado, as professoras eram retratadas ao lado dos estudantes de maneira séria, distante e formal.Já no final da década de 1980 elas já apareciam sorridentes e descontraídas.
Nossa primeira escola foi fundada pelos jesuítas em 1542 na Bahia.O objetivo era propagar a fé e salvar a alma daqueles que não temiam a deus, como os índios.Passaram anos da expulsão dos jesuítas pelo Marquês de Pombal em 1759 e pouca coisa mudou até o ano de 1960 com a revolução tecnológica que transformou a escola e o papel do professores.

Quer saber mais visite meu Wiki http://jurema.pbwiki.com/

10 comentários:

GLAUBER MORAES disse...

oi me ajuda então a não deixar o barco virar ta... quando vai estar no polo???

Ivana disse...

Olá Jú, tudo jóia?
Obrigada pela visita, gostei da postagem sobre as Memórias, muito interessante!
Um forte abraço, Ivana

Colégio Érico Veríssimo disse...

Oi Ju!!
Nos vemos quase todo dia, mas passei aqui para deixar meu comentário: o link que fizeste ficou bem interessante.
Um super beijaum, Vanessa

Colégio Érico Veríssimo disse...

Esqueci: para direcionar teu link, edita a postagem e coloca teu endereço como um link.
Bjaum

Tatiani Roland disse...

Oi Jujuba querida!
Obrigada pelo carinho e dedicação com que sempre se faz presente na minha vida.
Você é um destes exemplos históricos de luta e incansável testemunho de que as coisas podem ser diferentes.
Tenho muito orgulho de ter você como colega de turma, como grande colega de escola e ainda, como uma pessoa tão querida e agitada que faz a vida ter um gostinho de quero mais.
Gostaria que soubesses que a qualquer hora em qualquer dia pode me chamar, sentirei-me feliz em poder retribuir o amor que dedicas aos outros.
Teu Blog é muito lindo, parabéns!!!!!
Te adoro.

Beatriz disse...

Oi Ju, realmente não eram só as professoras que tiravam fotos bem sérias. Hoje eu olho para minhasa fotos há 20 anos atrás e vejo, em alguns aspectos que estou mais solta!!
Sinal dos tempos que junta mais as pessoas sem muita hierarquia.
Um abração
Bea

Anice - Tutora PEAD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Jurema! Mto interessante esta postagem. Pq resolveste colocá-la aqui? Deves sempre colocar o leitor a par dos teus escritos e, inclusive, usar palavras tuas para descrever o que pensas a respeito das tuas postagens, ok?
Olhei teu wiki. Espero a conclusão da tua atividade: falta comentário teu na pg da sala de aula da Kátia, certo?
Não esqueças da nova atividade do S.I. II (entrevista com os alunos). Qq dúvida, estou por aqui. Um abraço, Anice.

Roselana disse...

Oi Jú, Também estou com saudades. Não pense que desesti, logo, logo nos veremos de novo. Ah!!! Obrigada pela mensagem de aniversário.
Beijos Roselana.

Susana Fernandes disse...

Oi Jurema!
Obrigada pela visita e pelo incentivo. Gostei muto do seu blog.
abração,
susana