sexta-feira, outubro 19, 2007

Aprendendo com a presença no Pólo

Lembro do inicio do nosso Curso que comparado ao atual houve um significativo domínio da máquina, ainda são grandes os desafios.Posso lembrar que alguns sabiam muito e outros apenas ligar/desligar, enviar/ler os e-mails. Ah! O Blog era bicho de sete cabeças.
Se fechar os olhos posso ouvir os risos, as conversas, as brincadeiras, os micos, a lentidão pior que tartaruga para abrir uma página, as vezes que ligava todos os computadores e pés-descalços andava de um lado para outro para conseguir ler ou postar atividades ou valsar com Marion para tirar o estresse da espera para abrir os Sites.
O grupo era quase sempre o mesmo: Lidiane, Marion, Inês, Andréia, Sueli, Iliana, Sandra, Chaine, Roselana, Roseane, Ilsa, Alexandra, Gisele, Glauber, Marivani e às vezes Marili com sua cumbuca (lembra?). E é claro sempre uma das tutoras junto.
Construímos um vinculo afetivo entre nós maior com que aqueles que vinham poucas vezes ou que víamos só nas aulas presenciais.

Hoje esse laço se estendeu com alguns colegas que chegaram agora,porque nós permitiram trocas não só afetivas como de experiências,mas há os que ainda não conseguimos conquistar,quem sabe viram aos poucos quando nós derem oportunidades,talvez descubram o porque temos esse vinculo carinhoso.
Meu maior aprendizado foi o Pólo. Além de aprender os Softwares coisinhas complicadas para mim
eu ainda ganhei amigos verdadeiros.Não me considero queridinha,nem que eu tenha um tratamento diferenciado,se tenho trocas afetivas e de experiências com os colegas eu construí isso,fiz por merecer a confiança e admiração de muitos.
Se hoje muitas vezes quando estou no Pólo alguém diz que eu sei ou que aprendeu comigo para mim é motivo de reconhecimento da evolução de uma aprendizagem tecnológica que era meramente desconhecida para mim.
Poucos dias vibrei ao fazer um PowerPoint sozinha depois de ter recebido dicas de como fazê-lo, bem como os marcadores no Blog e no meu Gmail, pois às vezes os tutorias para quem não sabe os termos técnicos confundem mais minhas idéias, por isso vou por caminhos mais simples, sem grandes complicações, porem o resultado é tão bom quanto outro qualquer.
É claro que vejo a perfeição dos trabalhos em Blogs ou Wiki dos meus colegas, mas um dia chego lá, dentro de minha humildade o que aprendi com as colegas ou tutoras eu sei que dividi com outros colegas.
Nessa lista de pessoas com quem dividi aprendizagem está meu amigo e colega de escola (sei que posso chamá-lo assim), que não se cansa de agradecer pelas dicas.
Na aula presencial dessa semana, não consegui ficar calada diante de algumas colocações, sei que muitos ficaram magoados, ofendidos, mas não seria Eu mesma se fosse injusta.
Talvez se o Pólo fosse mais freqüentado ou se tivéssemos maiores momentos de integração às pessoas se conheceriam mais, não houvesse julgamentos pré-antecipados e injustos. É claro que nem tudo é perfeito.Se fosse aprenderíamos o quê? Como seria aprender as lições da vida se não houvesse os erros?Às vezes os desentendimentos fazem parte do crescimento.
Eu tive alguns desentendimentos, mas em particular resolvi diretamente com as pessoas. O que eu ganhei?Foi conhecer seres humanos fantásticos capazes de gestos grandiosos.
O Pólo é um lugar de trocas e eu aprendi a construir meu caminho nele e enquanto as portas estiverem abertas eu freqüentarei mesmo com internet em casa.
Aproveito para dizer obrigado Vanessinha, Rosaura, Adriana, Grace e todos meus amigos citados acima. Beijos Ju

4 comentários:

Colégio Érico Veríssimo disse...

Olá Jurema!!!!
Estou do teu lado agora no pólo mas prefiro deixar aqui registrado: não tem que agradecer por nada e sim, compartilhar como sempre!!!!
Tenho a certeza que o que diz é verdadeiro e que muito aprendemos umas com as outras. Realmente não existe a perfeição, porém, muito se persiste na busca de nossos objetivos.
O importante é dialogar sempre e trocar se torna essencial.
Um grande abraços,
Vanessa

LIDIANE disse...

Oi Ju!Primeiro quero agradecer pelo carinho por mim citado no teu blog. Também naõ achei muito agradável o que aconteceu na aula presemcial, mas tenho a certeza de que as nossas tutoras conseguem identificar muito o que está acontecendo e quantas pessoas aprenderam muito com elas e com os colegas. Nós mais do que ninguém sabemos o quanto foi difícil chegar até aqui. Todas as noites no primeior pólo, tantos risos, mas tantos desesperos também. Quantas vezes uma de nós saía de lá praticamente chorando e professando aos quatro ventos que íamos desistir! E quanto foram importantes o apoio dos colegas e das nossas tutoras. Eu também, ao fechar os olhos, trago a lembrança todos os nossos momentos bons e ruins. Concordo contigo que o laço afetivo que temos, nós colegas e tutoras, foram conquistados por nós mesmos, e se até agora não desistimos foi por que esses laços e as palavras de motivação desse grupo (colegas e tutoras) fizeram sim e fazem muito a diferença. Também aproveito o teu desabafo, colocando o meu, e agradecendo a todos que influenciaram a minha decisão de naão desistir. Umgrande beijo e podes ter a certeza de que és, assim como as nossas tutoras, uma pessoa muito especial e comprometida. Lidiane

Daiane Grassi disse...

Olá JU, fiquei muito feliz ao ler o teu blog! Embora não tenha tido uma relação muito próxima com você semestre passado, pois quem mais a acompanhava era a Anice, sempre notei que és uma pessoa bastante envolvida com o curso e com o pólo. Esse teu relato de aprendizagem, de momentos de colaboração e da importância de todos nós (alunos, professores, tutores, coordenadores) no processo de construção do conhecimento é fantástico. Espero do fundo do coração que consigas estabelecer lá com teus alunos laços afetivos semelhantes aos criados aqui com essa turma! Pois estes são extremamente importantes para a vida de todos nós! Um abraço querida e parabéns pelas reflexões, pela partilha de idéias e sentimentos... Daiane

Beatriz disse...

Ju amada, a sinceridade, franqueza e clareza do teu depoimento vale como um documento que valida o curso PEAD. Tens nítida a intenção de nós, parceiros indissociáveis no curso e dá um atestado de bons antecedentes a todos nós. Valeu Ju!!
Notas que estás conseguindo construir belas linhas de tempo,onde os avanços e dores para isso estão bem definidos? Já pensastes que maravilha de portifólio vais poder cosntruir no fimdoano?
Um beijão e obrigada
Bea