sábado, setembro 13, 2008

Não é ficção é real_Parte 4

Passou um tempo desde o retorno do recesso escolar.Muita coisa aconteceu.
O nosso semestre na UFGRS está a mil são tantas as atividades e reflexões que mal dá tempo de postar algo no Blog.
Mas hoje retornei para continuar aqui falando do Tadeu e de mim como educadora.
Confesso que ando muito decepcionada comigo mesma,por não ter ainda encontrado um caminho para lidar com ele.
Apesar de minhas colegas dizerem que não é só minha responsabilidade, que envolve a escola como um todo,a familia eu me sinto falha como educadora.
Tadeu as vezes está tranqüilo,mas tem dias que não dá para entender suas atitudes agressivas e descontroladas.
Nesses últimos dias tem nos preocupado o fato dele descer no corrimão do terceiro piso como se fosse um escorregador,além disso vem muitos dias sem a medicação,pois quem o cuida não o medica.
Porém a maior preocupação é o fato dele inverter os fatos como se ele fosse a vitima de todos os acontecimentos e os outros os culpados.
Talvez podem pensar ele é uma vitima do sistema falho,de uma família destruturada de uma professora que não sabe como lidar com ele e por ai vai,mas o fato é que quando faz algo olha para nós e diz:
_Que é que eu fiz mesmo?Acompanhado de um sorriso e um olhar debochado.
A cada dia faz algo que assusta,bate nos colegas,destroi as atividades dos outros,chora quando alguém não brinca com ele,nessa semana ao estar trabalhando em grupo com os colegas pintou todas as gravuras do painel da Semana Farroupilha tornando-o inutilizado,bem como ao estarmos assistindo uma palestra sobre os Simbolos do Rio Grande do Sul ele simplesmente faltou com respeito com o convidado palestrante.
O mais intrigante é que parece para ele muito normal tudo que faz ou diz para as pessoas,ou finge não lembrar do que fez,nos deixando com um sentimento estranho de impotência misturado com o sentimento de culpa ou sei mais o quê,pois nos faz parecer megeras.
Pedi nessa sexta-feira uma atitude da direção da escola,pois não vou levar esse fardo digamos assim por muito mais tempo,pois está me fazendo muito mal.
Até me desencantei muito com o curso em função disso,depois estimulada por colegas do Pólo e das minha da escola voltei a ativa fazendo as atividades e me envolvendo com elas para não pirar.

Um comentário:

Izolete disse...

Oi Jurema,acho que não posso te ajudar muito, pois também não sei como criar um xtimeline em grupo,mas penso que criamos com o e-mail de um do grupo e depois colocamos no titulo do trabalho o nome dos componentes , se for diferente eu não sei fazer ainda, mas se eu descobrir te aviso.
Gostei do teu blog. Sobre o comentário que fiz dos trabalhos em grupo, acho mesmo que é muito complicado, o desgaste é maior que se fizessemos todo o trabalho sozinhas.
Bjos!