sábado, novembro 22, 2008

Minha Escola

Em 2007 iniciei meu ano letivo na Escola Olga Benário Prestes,localizada na Rua Álvares de Azevedo,no Bairro Intersul em Alvorada- RS. É uma escola nova com amplo espaço,fica numa periférica/urbana ao lado do famoso campo de futebol “Guarani”e próxima ao que chamam de valão(Arroio Feijó).A escola teve autorização de funcionamento em 05 de janeiro de 2002 e abriu suas portas para receber alunos e dando inicio ao ano letivo em 11 de maio do mesmo ano.A escola é anexa a Escola Municipal de Ensino Fundamental João Goulart (mais conhecida como Jango).Essa escola o prédio é municipal cedido, através de um acordo ao governo estadual que é mantenedor.Como estamos anexos o centro de Custo é proporcional ao número de alunos inicialmente da escola,isso era de trezentos e poucos alunos,hoje não mais é essa realidade,pois ultrapassa a mil o número de alunos.Também recebemos um difícil acesso de 80% por estarmos anexos ao Jango que recebe esse percentual de difícil acesso.Logo que saia o centro de custo da escola passamos a não mais receber esses e nosso Centro de Custo será proporcional ao número de alunos existente.A escola atende nos dois turmos alunos do primeiro ano até a oitava série do Ensino Fundamental.Não temos a Educação Infântil e nem a Educação de Jovens e Adultos(EJA ou SEJA).Muito menos nossa escola está preparada para receber alunos portadores de necessidades especiais,pelo fato de não possuir elevadores nem escadas que levem aos andares superiores.A escola teve duas direções anteriores a atual que assumiu dia 4 de novembro e por questão de saúde entrou em licença ou seja estamos com uma vice no turno da tarde e a vice anterior que havia saído,retornou para finalizar o ano letivo por determinação da Coordenadoria Regional.Minha escola tem 31 professores,08 funcionários,uma vice turno tarde,dois secretário de escola (sendo um em férias),uma supervisora e uma orientadora educacional (sendo que estas assumem os turnos quando necessário).Ainda possui um CPM que atua somente nas decisões de aplicabilidade das verbas e um Conselho Escolar da qual sou presidente que tomou posse recentemente e se engatinha,pois não temos ainda o conhecimento dos assuntos que competem ao Conselho.Minha escola não tem uma Gestão Democrática devido a todas essa citações acima,pode ser que no futuro quando estiver totalmente legalizada tenha um gestor que pense na democracia ao conduzir a escola.Temos poucos Projetos,os dois mais significativos são a Semana Farroupilha e a Semana da Consciência Negra.Minha Escola tem uma Invernada Mirim e Juvinil que está começando a engatinhar.Passeios são poucos realizados com os alunos o principal que vem sendo realizado é a ida ao Museu da PUC coordenado pela professora Célia e José,que vem já alguns anos realizando com as crianças de quintas séries.Logo que fui para essa escola estranhei muito a falta de passeios de estudos e de lazer para os alunos do CAT,no primeiro ano ou seja em 2007 fomos ao cinema com os pequenos e esse ano fomos ao Zoológico com todos os professores do CAT,foi uma conquista,pois até então muito pouco eram engajados.Eu pessoalmente não tenho problemas de relacionamento com os colegas,nem senti aquela velha rejeição de ser professor de CAT que existe em muitas escolas (área não se entrosa com o currículo).Sempre participo das brincadeiras no intervalo do meio dia à uma hora,pois muitos de nós permanecemos na escola devido há 40 horas,participo dos projetos e as minhas atividades trazidas do PEAD para aplicabilidade na escola é muito bem recebido pelos colegas e tenho o apoio deles para realização das mesmas.Prova disso foi à troca de lugar por uma semana onde meus alunos foram os professores e eu participei como aluna,eles receberam da supervisão e muito mais da orientação da escola todo o incentivo e apoio na semana.É claro que em um grupo existem aqueles com quem temos mais afinidades e cumplicidades nas atividades e outros que convivemos respeitando seus espaços e opiniões.”Minha escola ainda é um menino desajeitado aprendendo a jogar bola,brincar de soltar pipa,jogar bola de gude,um dia se tornará um adulto.Será uma escola democrática.”

Nenhum comentário: