segunda-feira, março 23, 2009

Em sala de aula "Florzinhas Diferentes"


Conviver com as diferenças alunos e professores aprendem tornarem-se cidadãos solidários.
A inclusão cresce a cada dia, e com ela o desafio de garantir uma educação de qualidade para todas as crianças, mas para isso a participação do professor e da equipe diretiva da escola é fundamental, porque não basta matricular os alunos portadores de necessidades especiais é preciso garantir uma qualidade.
Pois incluir significa oferecer qualidade e está garantido na Constituição Brasileira desde 1988 o acesso ao ensino fundamental todas as crianças sem exceção e deixa claro que as crianças com necessidades especiais devem receber atendimento especializado complementar dentro da escola.
Em 1996 com a Lei de Diretrizes e Bases à inclusão ganhou reforços e com a Convenção de Guatemala (2001) veio à proibição a qualquer tipo de diferenciamento, a exclusão ou restrição baseadas na deficiência, sendo considerado crime qualquer tipo de exclusão.
Esse ano em especial tem nas duas escolas alunos portadores de necessidades especiais, sendo um que ainda não defini bem pelo fato de não ter tido oportunidade de falar com a família.
Na outra tenho uma com Síndrome de Down, outra com sérios problemas de dicção e outros que ainda estou observando.
Na primeira semana veio à mãe queixar-se que a filha tinha sido machucada pelos colegas, foi então que desenhei flores diferentes no quadro e uma delas faltavam pétalas.
O papo iniciou por ai e fomos falando das diferenças e do respeito que devemos ter com as nossas florzinhas diferentes.
O papo funcionou ou até aqui está funcionando, eles mudaram as atitudes em relação às colegas e ajudam ao descer e subir escadas, a realizar as tarefas quando solicitam ajuda.
Todos estão envolvidos no processo de aprendizagem, mas minha preocupação não é quanto à socialização sei que todos vão aprender a brincar, serem solidários, a serem cidadãos que respeitam os portadores de necessidades especiais, que partilhando conhecimentos e experiências com o diferente é algo que vai tornar o aprendizado muito rico, porque se tornaram adultos mais tolerantes e responsáveis pelos outros.
Minha preocupação é quanto à aprendizagem dos conteúdos propostos e isso não descobri, estou agora aprendendo a oportunizar as minhas florzinhas o exercício de ser cidadãos.

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