domingo, março 29, 2009

Eu e os outros

Pedindo licença aos meus ancestrais é que falo a cerca de mim e dos meus antepassados e dos que vieram depois de mim.
As minhas histórias estão guardadas em algum lugar (na memória, nos objetos que recebi ao longo dos anos como presentes, nos cartões postais, mensagens, bilhetinhos, etc.).
Para falar de minha história foi preciso procurar o que estava guardado nesses lugares.
Cada coisa estava ligada a um acontecimento importante da minha existência.
Algumas foram prazerosas outras nem tanto, mas nem por essa razão deixaram de ser minha história.
A cada foto retirada da gaveta, eram minhas imagens e de meus antepassados e dos que vieram depois deles que serão a continuação dessa história.
A lembrança mais forte é do vovô Antonio (Vovô Pileco), era assim que nós chamavámos, pela razão dele chamar os netos e netas de Pileco (a). Homem forte, determinado,teimoso muito teimoso,depois que dava sua palavra jamais voltava atrás daí uma das características de minha personalidade.
Nunca tive a curiosidade de saber o que vinha ser Pileco e hoje fui buscar no dicionário, quase 45 anos depois vim saber o que quer dizer, com certeza vovô não sabia que era uma espécie de cavalgadura magra, palavra essa de origem portuguesa. Acredito que era por nos achar assim meios sapecas,teimosos.
Fazer esse resgate veio a lembranças das tias benzedeiras, que com suas rezas e benzeduras acreditavam no poder da cura feito pelos orixás invocados para ajudar nas ocasiões mais conflitantes. Até hoje lembro das cantigas enquanto faziam os cultos.Dai a origem do meu nome ligado ao orixá das matas: Jurema “guerreira das matas”.
São histórias que ficaram guardadas no fundo do meu coração, acontecimentos que fazem parte da minha vida, que me fizeram rir ou chorar, refletir, pensar, mas que foram extremamente fortes marcando minha personalidade, meu modo de ser ou agir.
E que ao longo dos tempos fez com que me tornasse um ser humano melhor.
Vejo os traços dos meus antepassados marcados em mim e vejo nos meus filhos essa continuidade.

Nenhum comentário: