domingo, maio 17, 2009

Adorada Diabinha


Está sou eu...
Diogo chegou na sala de aula com as mãos para trás escondendo o papel dobrado e enroladinho num papel de presente.Estava muito feliz e sorrindo muito como sempre.
_Olha prof. eu trouxe prá você.
Agradeci e ele impaciente para que abrisse logo.
Abri e vi minha foto e me surpreendi.Pensei mil coisas mas não disse nada além de beijá-lo e agradecer.Os outros colegas fizeram o maior barulho.
_Prof. ele te chamou de diabinho.Não vai contar prá mãe dele?
Antes que eu falasse algo ele olhou para todos e foi logo dizendo:
_Ela é minha adorada diabinha.Porque me reclama que eu não paro quieto,manda eu copiar e me deixa sem recreio quando bato nos colegas,mas também porque diz que eu tenho que aprender a ler.
Foi aceito os argumentos e eu guardei dentro do livro.Havia esquecido do presente até quinta-feira,quando lembrei do presente e quando acho eu entendi o recado dado por ele.
Na quinta quando escrevi algumas palavras com F inicial e ele as leu todas sózinho que foi para mim a mais grata das surpresas,pois ele é um aluno muito agitado,inquieto,não senta nunca e mais ainda parece que não ouve o que falo.Foi além de surpresa foi emoção,pois dentre os 28 alunos sendo todos com um histórico de problemas neurológicos,psiquiatricos,familiares e educacionais complicados ele o primeiro a ler foi maravilhoso.Tanto que não pude conter a alegria.
Talvez estivesse ali a explicação da foto e da adorada diabinha justificado por ele aos colegas.Não importa se houvesse outra explicação,mas o fato dele estar juntando as sílabas e lendo as palavras mesmo que feito passarinho assim ensaiando os primeiros vôos me faz acreditar que valeu a pena insistir tanto e dar as broncas nas horas certas.

Um comentário:

Iris disse...

Olá, Jurema

Eu também penso que o que ele quis salientar foi a tua crença nas possibilidades dele. Dizer que ele deve aprender a ler é dizer que acreditas que ele pode aprender a ler.
São estas experiências que nos ajudam a seguir em frente, concordas?
Abra@os