quinta-feira, março 25, 2010

A dificil arte de lidar com problemas em sala de aula.


Cada vez mais o número de crianças que chegam à escola sem o mínimo limite e sem saber respeitar os outros.
Regras básicas destas que as mães costumavam a transmitir a seus filhos desde muito cedo. Assim do tipo: "não bater nos outros,pedir licença,por favor,obrigado,etc.. e tal" é algo do tempo da carochinha ou em extinção.
Problemas de “última geração” bombando em sla de aula.Alunos assim rotulados por CID(que se você não for uma pessoa curiosa ou meio doida assim feito eu que vai buscar saber que quer dizer cada CID),fica meio perdida sem saber o que se referem tais CID.
E por conta de tanto CID muitos pais se esquecem do dar limites,ensinar respeitar os outros seria o minimo que poderiam deixar como herança à seus filhos.
Outro dia uma mãe me avisou que se o menino fosse por demais contrariado entraria em crise de Asma. Tentei argumentar, mas ela continuou e justificou que o menino tinha certas atitudes em conseqüência da asma.
Fico me questionando:
_ Será mais fácil usar certos argumentos ou impor, dar ou ensinar limites, respeito?
O certo não sei, mas me vejo no meio de um Caldeirão de CID e pequenos que não tem limites nem mesmo sabem respeitar.É está minha realidade este ano em sala de aula.
Dizer palavrões é muito comum,empurrrar é natural e chutar nem se fala,mais simples ainda.
Pais se isentam de responsabilidades ficando para nós o papel de chatas, carrascos, ruins .E a nossa tarefa cada vez fica mais difícil e acumulamos funções que não nos compete.
E as discussões em torno de indisciplinas,de transtornos múltiplos e outros estão cada vez mais presentes na mídia ,mas ações que apontem caminhos para solução dos problemas em sala de aula nada,nem profissionais especializados não temos muito menos os governantes estão preocupados em salas de recursos para dar devido suporte aos profissionais que vieram com a missão de ensinar e não resolver problemas.
Nem se quer a Lei que reduz o número de alunos com Necessidades Especiais é respeitada em muitas das instituições Escolas .
Penso que um dia isso vai mudar e veremos as coisas acontecer de maneira correta. Eu ainda sonho com o dia em que teremos suportes necessários para lidarmos com tantos problemas múltiplos que afetam a aprendizagem e dificultam as relações entre os pequenos.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Oi Jurema! É muito importante que o professor não trabalho sozinho, que haja colaboração dos pais nesse trabalho, o que significa 'pegar junto na educação'. Compreender os CIDs é fundamental a fim de compreender o que acontece a cada criança que está em tuas mãos, com certeza. E, agora, com todas essas percepções, como pensas o estágio, que relações tu fazes? Bjs,Maura - tutora do SI

Jurema disse...

Bem Maura se recebeu meu e-mail viu que me preocupo muito com o estágio e de como vou lidar com tudo isso.Estou postando um perfil da turma leia talvez possa me sugerir algo.