domingo, abril 18, 2010

Reflexão da semana

Por conta dos acontecimentos pessoais não estive na escola por três dias,mas mesmo assim iniciei uma pequena reflexão,que transcrevo para cá.


“... a cooperação conduz à constituição da verdadeira personalidade, isto é, à submissão efetiva do eu às regras reconhecidas como boas” (Piaget, 1998, p30)

Minha turma como já apresentei é diferenciada não só pelas dificuldades de aprendizagens que estão associadas a transtornos múltiplos, mas também pela falta de limites que quase diariamente eu preciso reforçá-las. Por sugestão da colega Ivana voltei a ler o texto: TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA (Luciane Corte Real) que certamente vai me dar uma visão para encontrar não formulas mágicas mas um suporte para encontrar meios de estabelecer com eles não apenas vínculos afetivos,mas regras para o bom andamento do trabalho,pois é impossível aprender ou eu fazer um bom trabalho resolvendo tantos atritos entre eles.
No meio destas buscas encontrei outro texto que pretendo reler “Significações de violência na Escola: Equívocos da compreensão dos processos de desenvolvimento moral na criança?” (Jaqueline Picetti).
No texto a autora faz uma relevante reflexão sobre a violência e trás algumas das teorias de Piaget em torno do desenvolvimento moral das crianças. Como há minha semana foi diferenciada e muito complicada por razões que todos conhecem, apenas inicio minhas reflexões que darei continuidade ao longo da semana quando me apropriar da releitura integral dos textos que aqui abordei...

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Isso mesmo, Jurema! Siga em frente. Estás no caminho, buscando te instrumentalizar para o trabalho desenvolvido. Força aí e conte conosco! Bjs, Maura - tutora do SI

LIDIANE disse...

Adorei teu blog assim modeno!!Tô te acompanhando no wiki e amando teu trabalho!Vá em frente com toda força que Deus tem te dado!Grande beijo Lidi