domingo, setembro 05, 2010

Retrospectiva-SemestreI

Semestre I

Hoje voltando ao primeiro semestre deu um sentimento nostálgico de lembranças que ainda estão vivas com o sentimento saudade. Mas vale aqui é fazer uma análise do que foi importante ressaltando o que aprendemos durante o semestre.
Voltando nesse ano que iniciei o Pead eu atuava como professora na Escola Manoel Luiz Osório com uma turma de terceira série com a supervisão escolar em turno inverso. Também era uma turma com alunos de inclusão motivo este que me levou a quere buscar saber mais sobre o assunto e como supervisora ter conhecimentos que me levassem desenvolver meu trabalho dentro da escola.Superado as provas do Vestibular o passo seguinte era superar as tantas e bombásticas informações sobre tecnologia que muitas de nós não tínhamos sequer noção.Ainda posso lembrar dos nossos medos,desânimos,vontade de desistir (essas foram tantas vezes)ter que lidar com colegas que nos colocavam para baixo quando faziam erroneamente conceito de curso a Distancia.Ficou para trás e hoje quando me vejo encerrando o curso posso garantir que não foi nada fácil e dizer as colegas que o tão sonhado canudo está sendo muito suado nada fácil como sugeriam.

Lendo no Blog as postagens deste semestre quanta timidez em escrever e olhe que eu adoro esse exercício, ainda em postagens pude observar erros ortográficos que hoje não cometeria, mas nesta época eu mal sabia usar as teclas do computador (era uma catação total de milho), não que hoje eu domine, mas consigo usá-las com mais desenvoltura.

Recheava o Blog com pensamentos e outras atividades para deixá-lo bonitinho eram coisas que hoje avalio como belas, mas não reflexivas. Interessante perceber que iniciávamos postagem com o UFRGS, Licenciatura em Pedagogia a Distância escrevíamos a disciplina, o Pólo, nome da professora e o nosso e não usávamos marcadores hoje não sei fazer postagem sem usá-los.

Em uma das reflexões feitas sobre um texto de José Saramago encontrei o seguinte:

“No texto a Ilha Desconhecida o autor diz que precisamos saber quem somos que é necessário sair da ilha (eu), para ver a ilha (quem somos), me vejo sempre inquieta com as questões políticas e sociais e em sala de aula quero sempre fazer o melhor e quando algo sai errado (não sou perfeita), me vejo a procura de uma saída e por essa razão de ter uma turma complicada que estou aqui no curso à distância, procurando respostas de como lidar com as diferenças e com a inclusão”.

Hoje tenho uma turma complicada, continuo inquieta com as questões político-educacionais sobre Inclusão o agora com uma possibilidade de trabalho mais eficaz com alunos de Inclusão, mas aqui vale dizer que não são formulas mágicas e sim um grande respeito com as Diferenças.

Reler as teorias de Marx, Engels, Weber e outros onde tínhamos que refletir não só as teorias escritas por eles, mas opinar a respeito percebe-se que mesmo timidamente expressei minhas percepções e hoje acrescentaria algo mais:

Que apesar do tempo em que elas foram teorizadas ainda não mudou muita coisa nas políticas administrativas e pedagógicas das escolas onde estamos inseridas, mas continuamos a buscar conhecimentos que nos levem a discutir e problematizar o que discordamos ou concordamos dando voz as nossas aprendizagens Peadianas.

3 comentários:

mauranunes.com disse...

Jurema, ressaltas aspectos bem importantes, que demostram um olhar crítico e cuidadoso para tua trajetória. Correção ortográfica (preocupação com), desenvolvimento reflexivo e pensamento crítico significam amadurecimento e aprendizagem. Bjs, Maura - tutora do SI

Beatriz disse...

Jurema, a mudança na tua escola já começou!! E tu és personagem importantíssima disso!! O novo já estácrescendo por lá!! Um abraço
Bea

Jurema disse...

Dificil Bea,mas muitas coisas vejo crescendo,somos três fazendo está diferença lá.Chaine eu e Inês mas ainda e pouco mas chegaremos lá.sabes muito bem o quanto mudar é dificil.Bjs Ju