segunda-feira, outubro 23, 2006

Semana4/ECS5-Weber


Tema;Concepções de humano-mundo e educação na perspectiva Weberiana.

A "dominação" referida no texto por Weber é o que chamamos de administração pública,politica nos dias de hoje.
Na teoria de Weber a Sociedade e conduzida por três dominações diferenciadas:Legal,Tradicional e Carismática.
Weber como sociólogo,economista e politico trata dos problemas com consciência do comportamento humano e sabe que a sociedade se transforma por ser da conduta humana essas transformações.
Segundo Weber :
A dominação legal é aquela que é administrada por um senhor e funcionários subordinados à ele obedecem,seguindo às leis que regem essas associações/entidades/repartições...
A dominação tradicional é aquela em que senhores herdam essas tradições ou condições familiares.Nessa dominação quem ordena é o senhor e quem obedece são súditos.Quem obedece faz em virtude de sua própria dignidade.
A dominação carismática quem administra assume o papel de lider por possuir dotes sobrenaturais,revelações ou heroísmo ou por possuir poder intelectual ou de oratória.
Ao longo da história do mundo,vimos presentes essas dominações e a história mais marcante no Brasil foi aquela em que senhores mandavam e os mais fracos obedeciam por serem submetidos a essas condições,refiro-me aos Senhores de Engenho que deixaram uma herança de pré-conceitos e uma população submetida a mais vergonhosa das condições humanas.
Ainda hoje presentes em nosso País,Estado uma dominação onde a minoria exerce o Poder e os súditos(Povo),obedecem por desconhecerem sua força de união e ficam submetidos à todas as desigualdades sociais.
Chego até o meu município onde as desigualdades sociais são visíveis e assustadoras."Weber cita que a burocrácia não é o único tipo de dominação legal(1892)"e em 2006 ela continua presente,impedindo o crescimento e o desenvolvimento do município.
Enfim chego na escola onde vamos ver vários tipos de dominações:A legal que quem administra também obedece os estatutos que regem o Pais,Estado e Município,a carismática que está associada ao papel de liderança por assumir o caráter comunitário onde sua liderança é em virtude de suas qualidades intelectuais,a tradicional que ainda tem o poder de domínio por exercer influências partidárias.
Lendo a dominação carismática veio a lembrança dos alunos que exercem fortemente o papel de lideres em sala de aula,que as vezes pode ser uma influência possitiva ou negativa.Weber cita o poder carismático dos heróis e sabemos que eles existem para o bem e o mal.
As dominações citadas por Weber ainda estão presentes na sociedade tão fortes como as do seu tempo,só que modernizadas,fazendo parte da política-social do País.

5 comentários:

Ana Paula disse...

Oi colega, infelizmente ainda temos presente, nos dias de hoje, em nossa sociedade os três tipos de dominação, citada por Weber. Não consigo imaginar uma situação sem dominantes e dominados. Abraços.

Roseane Machado da Silveira disse...

Olá Jurema!!
Seu trabalho está muuuito bom, principalmente por ter colocado como exemplos as dominações existentes dentro do ambiente escolar( boa idéia a sua).
Beijos e parabéns!!!

Alexandra disse...

Oi Jurema que bom observar que estás vencendo as dificuldades e realizando ótimos trabalhos.Parabéns!

sandra disse...

Oi Jurema! Gostei muito do seu trabalho, principalmente por ter citado exemplos. Vivemos uma constante situação de dominantes e dominados.O difícil é imaginar o dia que não existirão mais as dominações.Beijos! Sandra.

Inês Cristina disse...

Oi Jurema! Como estás?
Teu texto ficou muito bom, já conhecíamos a dominação sem percebermos. Um abraço! Inês Cristina