terça-feira, outubro 24, 2006

Semana4/ESC-WeberII


Enfoque temático-Construção de concepção de humano-mundo-educação:a perspectiva historiscista.
Tema:concepções de humano,mundo e a educãção na perspectiva Weberiana.
*ser/estarxpapéis.
*poder/hierarquia.
Analisando Weber e como já citei na Atividade 5 as dominações existem.Temos que prestar contas para a Sociedade do que fazemos de "certo" ou "errado" dentro da comunidade escolar que atuamos.O papel de liderança exercida pelas direções em alguns casos não é pela competência profissional e sim pela sua formação que muitas vezes não é sinônimo de competência.
Sou suspeita falar da direção de minha escola,porque exerço uma função junto a administração,mesmo não tendo formação para tal .
Temos muitas conquistas importantes,mas as vezes cometemos erros tentando acertar,mas vejo a direção da minha escola preocupada com o social e o humano dos alunos,professores e funcionários.
São três processos de Escolha de Direção que eu participo,sendo a mesma direção escolhida esse ano.Minha diretora chama-se Helena que administra a escola com suas duas vices e a supervisão da escola.Sempre mantém a mesma postura diante dos problemas que enfrenta diariamente e a base de tudo é o respeito que tem pelos profissionais que atuam na escola.As decissões são tomadas em conjunto com sua equipe diretiva.Claro que existe a hierarquia,mas não é imposta e nem o poder é somente seu,compartilha da direção com sua equipe e a parte burocrática divide com a nossa secretária que também participa das decisões e nos apóia nas horas mais difíceis.
Creio que ser diretora ou um administrador é primeiramente ter respeito com o humano e saber ouvir o outro e não pensar que o poder é somente seu, acreditar na capacidade daqueles que estão ao seu lado dentro das repartições.

7 comentários:

Catiane Vargas disse...

Olá colega!
Suas colocações estão muito boas, mas acho que para uma eleição democrática teria que haver participação de todos os pais.
Seu blog está bem legal!

JEL disse...

Olá,colega Jurema,sou do pólo de gravataí e estou visitando alguns blogs.Achei bastante interressante a tua colocação de como é a atuação da direção da escola onde tu trabalha,mas infelizmente nem sempre é assim.Na escola onde trabalho não existe democracia tudo passa pela diretora,ela centraliza tudo é bem díficil trabalhar assim.Se quiseres visitar meu blog,seja bem vinda!!!Até mais.Jane Lamera

Silvana Cipriano Michels disse...

Oi Jurema!
Meu nome é Silvana Michels, sou do Pead São Leopoldo. Li o teu depoimento sobre as relações de dominação e fiquei feliz em saber que a direção da tua escola faz um trabalho para o bem de todos e com respeito a todos,isso é muito importante para conseguirmos um bom trabalho.Tambem trabalho em uma escola com um otimo ambiente, de companheirismo e respeito, mas na outra é um pouco diferente...O que posso dizer é que trabalho mais feliz quando estou na primeira escola.
Parabens pelo teu blog, que teu curso seja cheio de sucessos!
Abraço Silvana

Meu blog:silvanamichels.blogspót.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...

Olá, Jurema!
Sou do pólo de Sapiranga.
Gostei de ler a sua análise sobre o texto de Max Weber! Realmente , não se tem Educação sem respeito e o diálogo é base sólida para a verdadeira Educação!
Convido você para visitar meu blog individual, ler meu trabalho e comentar sobre ele.
Vou aguardá-la!
Um abraço!

GLAUBER MORAES disse...

OI! Estou adorando as suas colocações! E vejo como está ficando bonito o seu BLOG! Parabéns! Qualquer hora apareco no pólo para a gente trocar aprendizados! SAUDADES!!! TE ADORO

Rozane Pastorio disse...

Olá colega! Gostei das colocações sobre os papéis de poder e hierarquia, todos deveriam pensar no ser humano e ter respeito, assim todos se sentiriam bem no ambiente de trabalho.
Um abraço ! Rozane POLO Sapiranga.