domingo, outubro 19, 2008

Sobre trabalho em grupo_Reflexão


Há cada trabalho em grupo que não era com a "panelinha" eu me sentia um peixe fora d'água.No principio era por não disponibilizar de tempo e sem a internet em casa isso complicava mais ainda.Com o grupo formado por afinidades ,por pessoas que desenvolveram um laço forte de cumplicidade, que sabe o que o outro pensa só pelo olhar ou pelo tom de voz era muito fácil trabalhar em grupo,pois tinhamos confiança e segurança no outro.E até porque as combinações de ir ao Pólo eram motivo de festa e reencontro e grande oportunidades de trocas.O primeiro trabalho que fiz em grupo diferenciado eu realmente odiei,me irritava fácilmente como fato de não ter como me comunicar com as colegas e nossos horários de entrada no gmail ou outro site eram diferentes,eu tinha de vir cedo para casa,pois naquela época dependia muito mais do Pólo que hoje.E muito mais porque não gosto de mexer na postagem dos outros,me sentia mal,dava uma sensação de invação,mesmo sabendo que trabalho em grupo á distância,não é o mesmo pessoalmente.Quando via meus alunos brigarem ,porque o colega não colaborava ou tinha esquecido algo eu me colocava no lugar para tentar compreender o que meus colegas sentiam em relação a mim ou outro componente que deixava de entrar no site ou enviar uma contribuição qualquer.O tempo passou e novamente estou em grupo diferente do que eu chamo de "panelinha",dessa vez eu escolhi o tema porque sempre foi o motivo pela qual eu entrei na UFRGS,ou seja foi a principal razão que me levou a fazer um curso.Queria muito entender como lidar com certos comportamentos indisciplinares que causam uma má qualidade no nosso transmitir conhecimentos e mais queria tornar minha sala de aula em um lugar agradável de aprender e para isso era necessário buscar um novo curso.Mas voltando ao grupo,foi muito dificil um entrosamento entre os membros no inicio dos trabalhos,mas aos poucos fomos descobrindo os caminhos e que é possivel se fazer um trabalho em grupo com qualidade mesmo à distância.Hoje tenho como acompanhar mais o que os outros estão fazendo,não fico limitada aos horários do Pólo ou de voltar para casa até porque estou nela.Já me atrevo mais entrar e bisbilhotar um site,porque se estragar ou trancar algo no computador é meu; não tenho mais aquele medo de estragar o que não era meu.Me atrevo a mudar e/ou mexer (com respeito ao meu colega sempre) em uma postagem ou algo que acho necessário.Tirar ou acrescentar se necessário para o bem do trabalho em grupo.Também aprendi conhecer melhor meus colegas(dos que permitem esse conhecer)e desenvolver trocas de idéias e opiniões através do bate-papo do gmail.Nessa sexta-feira sai do Pólo pela primeira vez ,após muitas aulas presencias com o estimulo em alta pelo fato da professora Lu ter dado um incentivo ao grupo,mesmo nos dizendo que tinhamos escolhido um tema complexo (sabe o adesivo que colamos no caderno de nossos alunos e ficam radiantes),eu entendi o quanto isso pode levantar ou abaixar o estimulo de nossos alunos.Tocaremos o trabalho até dia 11/11 e mesmo que tenhamos ou não uma conclusão definida sobre indisciplina não terá tanta importância para mim ,pois terei aprendido bem mais que isso a formar uma rede de aprendizagem em grupo mesmo distante.

2 comentários:

Luciene Sobotyk disse...

Jurema!
Trabalho em grupo é um processo difícil mesmo,principalmente porque nos vemos bem pouco ,o que dificulta o vínculo,senão estendermos estes encontros para além do curso.Mas teremos de um modo ou de outro que "aprender" a trabalhar assim,porque acho que teremos outras atividades coletivas até o final.Abraços,Luciene

Solange Molina Sentinger disse...

Oi, Ju!

Que legal! Fiquei super feliz pela tua "independência".
Quanto aos grupos, também tenho um pouco de receio. É muito difícil lidar com pessoas "desconhecidas", mexer e remexer nos trabalhos, mas faz parte do processo, e então devemos seguir em frente e tentar dar o máximo de nós.
Um grande abraço, Solange.