domingo, março 22, 2009

Estou no Segundo Ano

Alfabetizar é “ensinar a ler” e alfabetizador “é quem ensina a ler”.
Durante minha trajetória como professora de Currículo (CAT), eu nunca alfabetizei, sempre com os alunos da segunda a quarta série, isso é aqueles que já dominavam total ou parcialmente a leitura e a escrita, que tornava meu trabalho muito mais fácil, sem a preocupação de tornar um aluno alfabetizado, ou seja, pronto para a escrita e a leitura das palavras.
Cá estou eu no “segundo ano”, tentando aprender a tornar esse novo desafio num processo de aprendizagem divertido, porém com a responsabilidade de que todos os pequenos sejam capazes de ler e escrever.
Estou voltando à prática de planejar, de conhecer o terreno onde estou pisando, pois através do conhecimento de cada, da sua bagagem cultural, das vivências e experiências e a individualidade que cada um trás para sala de aula é o jeito de garantir que todos aprendam.
É um trabalho novo que toma muito meu tempo e até pela insegurança de nunca ter alfabetizado dá certo medo de errar, de falhar como educadora.
Tenho em mente que a alfabetização, ou o letramento é importante para a conquista da cidadania, e isso torna ainda maior a minha responsabilidade de estar no “segundo ano".

Nenhum comentário: