terça-feira, agosto 18, 2009

Volta as aulas X Gripe


Volta às aulas é sinônimo de festa de reencontro, de abraços e beijos para matar a saudades ou expressar o quanto desejamos que nossos alunos e amigos sejam bem vindos.
Mas voltar as aulas sem essas digamos assim expressões tornam um tanto frio,distante,sem calor humano.
Meus alunos vem todos querendo abraços e eu não consigo recusar.Hoje mesmo fui até a quinta série para dar um forte e caloroso abraço em uma ex-aluna que perderá a mãe no final de semana e não podia ter sido diferente.
Sei que o momento exige cuidados devido a gripe que se espalha por todo canto assombrando todos.
Mas deixar os pequenos longe desse calor humano é praticamente cruel,pois muitos deles só recebem esse afeto na escola.
Mudamos os hábitos em função da gripe, panos com álcool, janelas e portas abertas e o frio correndo que considero muito mais prejudicial à saúde e tantos outros cuidados em nome de proteção.
Nesse segundo dia de aula eles já retornaram conscientes dos cuidados para com a gripe e quando vão correr para o abraço vem uma freada e um certo desencanto vem no olhar.
Ontem quando falávamos sobre evitar os apertos de mão,beijos não resisti quando um pequeno mais que depressa me perguntou:_como os namorados e os pais ficariam sem beijar.
Eu tentei algumas explicações mas percebi que não convenci.
Era como se ele dissesse:Se pais e namorados podem porque eu não posso receber ou dar um beijo.
Difícil tarefa essa nossa educar para proteger.
Deus queira que passe logo essa gripe para que possamos todos sentir e retribuir os afetos de nossos pequenos e ver a sala repleta,pois muitos não retornaram com medo da gripe e com isso a aprendizagem fica totalmente prejudicada.

Nenhum comentário: