segunda-feira, outubro 12, 2009

Aprendendo Adição uma Possibilidade.




Ao assistir o vídeo "Possibilidades ao meu redor" eu me dei conta que a muito que venho trabalhando em torno de Projetos e muitos deles deram muito certo. Não da mesma forma talvez,mas deram resultados muito positivos dentro não só da sala de aula,mas na escola como um todo.Eu iniciei os projetos na Escola Osório juntamente com a professora Nádia Silvano. Nós juntamente com os demais professores escolhiamos um Eixo Temático para o trimestre e dentro desse tema eram desenvolvidos os projetos que abrangiam todas as aréas do conhecimento.
Os resultados eram expostos em sala de aula,em feiras(Ciências,Artes),nos painéis nos corredores da escola,para que todos da comunidade escolar pudessem ver e compartilhar dos resultados das atividades.
Como em outro horário tinha turma eu levava para sala de aula pequenos projetos e o principal que durou enquanto estava na escola era o Livro com as Histórias da turma.
Esse ano trabalhamos com projetos da Hora do Conto onde desenvolvemos atividades relacionadas as histórias contadas em todas as disciplinas (Estudos Sociais,Ciências,Matemática,Artes,Português).
Elaboramos jogos que as crianças vão usando para vencer as dificuldades.Recente para que aprendessem a adição colamos gravuras em fichas e elas foram usadas para que pudessem realizar a soma.Cada conjunto de figuras que iam montando eram contados,desenhados no seus cadernos.Cada um realizava suas operações de acordo com o grupo de figuras que possuíam e haviam as trocas durante a realização das atividades.
E para a subtração foram usadas as mesmas figuras só que iam riscando como lápis a quantidade que desejavam subtrair do conjunto.Ficou interessante e houve a concentarção e participação geral de todos.



3 comentários:

Simone disse...

Olá Jurema!
Vejo que aproveitaste o feriado para atualizar teu blog. Tua postagem me lembrou da interdisciplina de Matemática que tivemos a uns semestres atrás. Observas como as interdisciplinas se complementam?
Um abraço, Simone - Tutora sede

Beatriz disse...

Legal Ju. Que tal, tentares pedir que eles façam alguns aproveitamentos do material? O que será que eles farão? Um abração
Bea

Jurema disse...

Olá Bea não lembro se relatei mas com o material eles realizaram cálculos de adição e subtração que eu e minha orientadora ficamos surpresas com os resultados.