sexta-feira, outubro 16, 2009

EJA

Ensinar e Aprender em Educação de Jovens e Adultos
Raimundo Helvécio Almeida Aguiar 15 de outubro
de 2009. O problema da aprendizagem e do
letramento é da maior pertinência. Particularmente
a aprendizagem e o letramento em jovens e adultos.
De fato, a aprendizagem de adultos possui
peculiaridades, visto que o educando adulto possui
uma história de vida que necessita ser
considerada. O educando adulto é um trabalhador
trabalhado e o educador de adultos é também um
trabalhador e tem que assumir-se como tal. Como
produtor de idéias e de coisas. O conhecimento
em EJA é resultante dessa produção
educando-educador como seres aprendentes e
ensinantes, capazes de juntos buscarem a
transformação da realidade. O grande dilema e o
grande problema da prática da Educação de Adultos
é o processo de infantilização do adulto, através
de práticas e de textos e/ou atividades que são
próprias para crianças e por infeciência e/ou
incompetência nossa fazemos a mesma coisa com o
adulto. O educador de adultos precisa
converter-se e convencer-se de sua função social,
enquanto membro de uma classe, senão por origem
pelo menos por opção política e por compromisso
histórico. Educar para a cidadania é educar a
partir da pedagogia do cotidiano, ou seja, a
partir das práticas sociais e pedagógicas ou
sócio-pedagógicas que se dão no dia-a-dia das
pessoas: no trabalho, em casa, no transporte
coletivo, etc., onde ocorre o processo de aprender
e de ensinar como parte integrante das rel ações
sociais. É preciso, ainda, entender e enxergar
o ser humano, seja ele criança, jovem ou adulto,
como centro inevitável de toda e qualquer relação
social. Educar na cidadania seria mais
interessante do que \"educar para a cidadania\".
Educar na cidadania é partir da realidade do
sujeito para compreender o conhecimento universal
sistematizado ou partir dele (conhecimento
universal sistematizado) para objetivar e
compreender a realidade do social, do político, do
econômico e, fundamentalmente do cultural, pois é
ele (o cultural) o determinante básico da educação
escolar. Nesse sentido, considerar as diferentes
culturas é essencial para o desenvolvimento da
prática pedagógica que pretenda a transformação
das realidades. E este é o sentido da educação,
seu fim último, sua necessária utopia. Para mim,
ensinar e aprender são co-princípios da educação
escolar e da educação em geral. O verdadeiro
\"letramento\" é, para mim, repito, este “que
fazer” pedagógico.

Achei interessante e revolvi transpor para o Blog o que o professor Helvécio enviou por e-mail no dia 15 de outubro pelo gmail.

Um comentário:

Unknown disse...

Jurema querida!
Decidi fazer uma visita em teu blog, para deixar registrado meu agradecimento. Teu sorriso e cumplicidade hoje na presencial, me fez lembrar que existem coisas muito mais importantes do que algumas decepções inerentes da nossa profissão.
Saí da aula muito melhor do que quando cheguei graças a ti. Muuuuuuuuuuuuito obrigada!
Bjs. Joci