sábado, maio 01, 2010

Reflexão Semana3

Art.4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, alimentação, educação, ao esporte, ao lazer, cultura, dignidade, respeito e a convivência familiar e comunitária. (ECA) Art.25º Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. (ECA) Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Essa teoria apóia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro. O conhecimento tem gênese nas relações sociais, sendo marcado por condições culturais, sociais e históricas.

É com o pensamento de Vygostsky e com os artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8069/1990), que inicio minha reflexão, pois como no meu planejamento semanal esteve presente a Família e na minha turma tão diferenciada este é sem dúvida o principal motivo de tantos desajustes emocionais que se torna difícil, mas não impossível Educar para que as crianças tenham atitudes mais doces se faz necessário não só a escola mas o envolvimento familiar.Na minha turma família é algo muito complicado,pois muitos não tem o que se entende por família padrão (pai,mãe,filhos) é a minoria.Muitos são filhos de pais que formaram outras famílias e não os procuram,pais presidiários,alcoólatras,alunos que são criados pelas avós, pois os pais abandonaram por motivos diversos ou ainda aqueles que só tem mãe e manifestam o desejo de saber ou conhecer o pai.Com certeza é uma das causas dos sérios desajustes emocionais que estão muito presente em sala de aula.Esta discussão sobre família apontou evidencias que é o principal fator destes desajustes todos,é claro que somados a outros que precisam serem tratados,mas como não há está responsabilidade familiar é difícil nos educadores resolvermos estes e a escola sem este apoio familiar fica também inerte a situações que seriam necessários todos os envolvidos para que estas crianças encontrem um caminho do bem caso contrário muitas delas se perderam tanto quanto seus pais.Como se consolida o desenvolvimento de uma criança sem estrutura familiar,sem os valores que eetes podem transmitir?Como se tornaram adultos equilibrados se estas famílias estão tão desestruturadas? É papel de a escola transmitir não só conhecimentos, mas valores e é através da Hora do Conto que tenho tentado passar um pouco mais de atitudes doces a todos eles.

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