domingo, maio 02, 2010

Semear Atitudes Doces_Reflexão2

Para Vygotsky, a criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros. Essa teoria apóia-se na concepção de um sujeito interativo que elabora seus conhecimentos sobre os objetos, em um processo mediado pelo outro e pelo mundo. Maturana tem como tese central a idéia de que vivemos no mundo e por isso fazemos parte dele e que vivemos com os outros seres vivos, e, portanto, compartilhamos com eles o processo vital e que construímos o mundo em que vivemos ao longo de nossas vidas.Analisando o que escrevem e pensando que meus alunos estão inseridas num meio familiar,social de total desajustes vão construindo valores errôneos e se apropriando de atitudes não corretas.Assim, se vivem e se comportam de uma maneira insatisfatória a qualidade de vida deles se torna vulnerável,aparecem aqui os distúrbios comportamentais tão em moda atualmente.A responsabilidade é das famílias educar e transmitir valores aos seus filhos e cabe a nós enquanto educadores darmos as devidas orientações para que estas famílias busquem ajuda para mudar o comportamento dos filhos. Maturana e Varela mostram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação e intervenção. Neste sentido, são dois autores que afirmam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo. A linguagem se fundamenta nas emoções e é a base para a convivência humana;alguns pontos ajudam-nos a pensar as relações entre os seres humanos no seu dia a dia, ou seja, nossas relações interpessoais e se estas relações são ou estão conflitantes como é o caso da maioria dos meus alunos se torna difícil uma convivência harmoniosa.E é através das histórias na Hora do Conto que vou semeando atitudes doces.


MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem. Dois pontos, v. 2, n. 15, 1993.

VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2002.

REAL, Luciane Corte. TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Ótimas reflexões Jurema! Tens conseguido fazer estes registros. De certa forma esta postagem e a anterior desta semana, se complementam. Fazes tua reflexão e apropriação teórica sobre interações, família e papel do educador. Mas fiquei intrigada... tens algum exemplo para sustentar aqui tuas reflexões? Seria interessante para complementar teus registros. Bjs, Maura - tutora do SI

Jurema disse...

Tenho sim muitos exemplos Maura só que optei por aqui não expor muito.Estão no meu diário de Bordo no wiki que é privado e só vocês tem acesso.Podia colocar links mas preferi não fazer,fazendo aqui apenas mais a parte teorica com reflexões minhas.JU