domingo, maio 09, 2010

Reflexão Semana4

No dia-a-dia vemos na sociedade, as transformações, mudanças de valores sociais e individuais e a influência direta dos meios de comunicação dentro das nossas casas. Por conta de tantas transformações e influências eu me pergunto:

Quais as influências positivas, os valores, as regras e os limites a que estão submetidas nossas crianças? Até que ponto essas influências modificam o comportamento de maneira positiva?É fácil observar a mudança ética e de valores através das novelas e dos noticiários, em que há como rotina violência, o mau caráter, o apropriar-se do que não é seu (aqui me lembrei da fala da psicóloga palestrante no Seminário de Educação do Município de Alvorada, onde dizia que o roubar está se naturalizando através da brincadeira “Colheita Feliz” uma criação do Orkut que ali se você não rouba não muda de face).São verdadeiras aulas,didática de melhor qualidade servindo, assim, de modelo para crianças.As instituições escolas por mais que ofereçam Projetos não vem de encontro aos conhecimentos que os nossos alunos adquirem através do mundo globalizado e com certeza a nossa didática sem atrativos não desperta interesses.

Levamos muito do novo aprendido no PEAD,mas não temos dentro das escolas o principal atrativo da garotada que é a internet,onde talvez pudéssemos interagir Semeando atitudes mais doces na medida que fossemos intervindo positivamente nas descobertas deles.Na visão construtivista o aluno, o aprendiz ou o sujeito da aprendizagem tem a sua relação com o objeto do conhecimento escolar mediada pelo professor. Nesse conjunto de relações seriam importantes dentro do contexto escolar termos abertura para que as mudanças aconteçam, porém tudo que é novo gera desconforto e por conta disso vamos tentando resolver dentro do espaço sala de aula os conflitos existentes e inovando dentro do que nos é permitido e dos recursos que temos disponíveis.Se vivemos e nos comportamos de um modo que torna insatisfatória a nossa qualidade de vida, a responsabilidade de mudanças cabe a nós. Maturana e Varela mostram que o mundo não é pré-dado, e que o construímos ao longo de nossa interação e intervenções. Neste sentido, são dois autores que afirmam a importância de nossos atos no mundo e na construção do mundo.No momento em que somos “observadores”, e identificamos determinados comportamentos a partir de nossas vivências, ou, de outra forma dizendo, de nossa inclusão num mundo de relações com filhos, companheiros, amigos, e principalmente nossos alunos, cabe a nós enquanto educadores tentar pelo menos realizarmos pequenas mudanças a partir dos nossos conhecimentos enquanto alunas do Pead.

MATURANA, Humberto. Uma nova concepção de aprendizagem.

VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento.

REAL, Luciane Corte. TRANSFORMAÇÕES NA CONVIVÊNCIA SEGUNDO MATURANA

Piaget, Jean. O construtivismo e a educação escolar: onde está o fio condutor?

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