domingo, maio 30, 2010

Semear Atitudes Doces_Reflexão6














Para semear atitudes mais doces tenho tentado muito mais que Hora de Contos, atividades relacionadas, dança do rebolation (que eles amam), outro dia eu propus uma pintura com cola colorida para meu espanto eles derramaram cola no papel e passaram as mãos em cima fazendo uma doce bagunça geral, tudo ficou pitado com cola até os rostos deles e o meu.
Nesse dia após termino da aula o aluno João (quase não participa) me disse que tinha sido a aula mais incrível. Apesar de ter tido trabalho para a limpeza da sala e das mãos e rosto deles percebi o quanto tinham se envolvido com a atividade. Os efeitos dessa mistura ficaram ótimos,muito lindos.
Sendo a escola o primeiro espaço onde se dá o desenvolvimento de cidadãos, nada melhor que por aí se dê o contato sistematizado com o universo artístico e suas linguagens: arte visual, teatro, dança música e literatura. Contudo, o que se percebe é que o ensino da arte está relegado ao segundo plano, ou é encarado como mera atividade de lazer e recreação. Ana Mãe Barbosa.
E nós profissionais de educação infantil estamos muito preocupados com o ensinar a ler e escrever. esquecendo que também existe um aprendizado dentro deste universo artístico.O outro grande erro segundo Ana Mae é atribuir Artes dando apenas folhinhas com datas e é pouco importante.
Para ela o bom de ensinar Artes é associar o ver e o fazer.Para aprender é importante que a criança possa ver através do fazer artístico que sua abra ficou bela e que o mesmo sinta que o trabalho realizado teve o devido valor atribuído pelo professor ou pela família.No caso de João ele se sentiu extremamente valorizado quando eu elogiei sua obra e disse que eram as cores do Brasil,não cabia em si de tão feliz.
Semear atitudes mais doces é também realizar atividades que encantem e valorizem sua criação.

Leão, Raimundo Matos de. A arte no espaço educativo
Barbosa, Ana Mae. A imagem no ensino da arte

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Pelo que percebo, deste um sentido, um significado ao fazer artístico do aluno. Isso é muito importante para que a atividade não se esvazie sem uma significação, sem que se busque uma relação com algo, com um propósito, com um objetivo, não é mesmo! Bjs, Maura – tutora do SI.

Jurema disse...

Com certeza Maura tudo precisa ter um sentido na vida se não não vale a pena e se não tivesse sentido o Pead para mim já tinha abandonado a tempo.Farei sim uma reflexão mais relacionada com meu aprendizado Peadpode aguardar.Ju