sexta-feira, junho 04, 2010

Semear Atitudes Doces_Reflexão7

Para Semear Atitudes Doces com os alunos não basta eu fazer uma avaliação para diagnosticar se meus alunos atingiram ou não os objetivos propostos, mas eu preciso avaliar meu empenho como professora e aluna do Pead.

Até chegar ao momento estágio foi um longo período de aprendizagens. Se eu voltar ao primeiro ano onde eu não sabia se quer ligar um micro aprendi muito tecnologicamente e faço uso de tudo que eu aprendi, pena que eu não possa transmitir isso aos pequenos, pois não possuímos ambiente informatizado.

Quanto ao ensinar letrando foi um aprendizado muito grande e se hoje uso o letramento para ensiná-los eu obtive conhecimentos no Pead. E foi através dos textos lidos e das experiências trocadas que fui desmistificando o que ouvia do letramento.Chegou o momento de me avaliar quanto profissional.

Apesar de estar a trinta anos em sala de aula e já ter passado por muitas alfabetizar é muito recente e ainda não tenho o domínio absoluto para exercer com segurança de quem realmente sabe alfabetizar,ainda tropeço,mas procuro sempre estar atenta e aberta a sugestões de quem conhece melhor o mundo da alfabetização.

Este ano em especial é estágio e assumi por primeiro determinação dos meus superiores e depois por não achar justo abandoná-los para assumir outra turma, pois eles em maioria apresentam muitas dificuldades.

Estou procurando em meio a alguns tropeços fazer o melhor,tenho me empenhado ao máximo para que isso aconteça,buscando através das leituras,das reflexões feitas por mim e dos questionamentos de professores,tutoras e orientadoras de estágio melhorar meu empenho como profissional.

Já mencionei o fato que as vezes por ser humana tenho falhas,erros que cometo e procuro melhorar e não repeti-los.Não é fácil trabalhar com tantas diversidades em uma só turma,quando não se tem suporte psicológico e quando a família se isenta do seu papel transferindo para a escola ou para o professor.Fazer o que nos é de competência,muitas vezes fica em segundo plano,pois tem outros gritantes problemas que precisamos amenizar para que os alunos possam aprender.E uma criança só aprende se ela se sentir amada,segura e protegida por todos os envolvidos na sua formação.Fica difícil quando é atribuído só ao professor está função e eu no momento tenho ficado mais tempo envolvida com o emocional e afetivo deles do que propriamente ensinar a construção da leitura e escrita.

Tenho muito ainda a aprender que vai além de estágio. Já aprendi uma porção de coisas que me fizeram crescer enquanto pessoa e enquanto professora.

Toda a coragem de inovar,de trazer para sala de aula o novo foi através do Pead e o fato de aos meus trinta anos fechados de magistério ter a humildade de aprender,de expor com clareza que através dos erros tenho buscado acertar.Pessoalmente a importância dos meus filhos se espelharem em mim,na minha coragem para enfrentarem a vida.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Jurema querida, é evidente teu crescimento, não somente como aluna no pead (já te falei isso), mas como professora. Transformar 30 anos de magistério não é tarefa fácil, é necessário coragem, reflexão, auto-avaliação e vontade de crescer sempre, aprender, transrformar. Creio que essa é a palavra chave para ti neste momento... pois tens passado por isso e, pelo que percebo, tocado teus alunos com esta tranformação. Parabéns pelo caminho, pelo posicionamento, pela abertura... e pelo trabalho que tens te proposto a fazer. Bjs, Maura – tutora do SI