sexta-feira, outubro 08, 2010

Aprendizagens

Não posso continuar sem antes dar uma resposta ao questionamento feito pela professora Bea
_Como fostes te sentindo ao longo do tempo como profissional? Sei que aplicastes muitas das propostas e muitas das inovações, mas tu, no que mudastes?
As mudanças ao longo do trajeto também são visíveis para quem convive comigo poderiam responder que se eu já brigava para que as mudanças acontecessem, hoje continuo fazendo, mas com uma segurança que os teóricos me deram aportes para sustentar minhas falas.
Meus projetos que desenvolvia dentro da escola continuam sendo feitos, mas hoje com a participação mais efetiva dos alunos, hoje busco junto deles o que é de interesse de todos, quais os objetivos que eles querem alcançar, o tema, as atividades tudo isso fui aprendendo com as leituras ao longo dos semestres. Nesse momento estou desenvolvendo com os meus alunos de quarta série um Projeto para a Consciência Negra e tudo dentro do Projeto está sendo construído junto com eles. Sempre inovei, mas desta forma tão participativa está sendo pela primeira vez e estou me encantando com as descobertas.
Hoje ao falar em uma reunião posso usar palavras que como dizem minhas colegas "difíceis", adquiridas com as leituras feitas ao longo dos semestres. E estas colocações têm contribuído com o grupo de colegas de classe paralelas, para que juntas além de planejarmos coletivamente temos condições e argumentos para fazer que se cumpram muitas de nossas reivindicações, como por exemplo, a redução de alunos em função dos alunos com Necessidades Especiais.
E estas mudanças profissionais acabam influenciando nas pessoais e vão nos tornando pessoas e profissionais melhores,mais capacitados e humanos.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Que bacana Jurema!Percebes mudanças no sentido de pensar no coletivo, buscando temas de estudo junto aos alunos; mais segurança proporcionada pelo estudo, compartilhando tudo isso aos colegas! E pelo visto, um encantamento hoje pelo novo momento não é mesmo! Bjs, Maura -tutora do SI

Jurema disse...

Maura se você visse o Projeto que está sendo montado para a Consciência Negra te encantaria também com este novo e se der uma passada no Wiki da eletiva de matemática vai perceber estas transformações.JU