domingo, outubro 10, 2010

Retrospectiva-SemestreIV

Na minha retrospectiva quatro me trouxe as interdisciplina da Representação do Mundo pela Matemática, que não vi com a mesma maturidade que hoje ao fazer as eletivas de matemática estou vendo e confesso que neste momento estou tendo um olhar diferenciado para as propostas de atividades.
Talvez por eu não gostar muito de matemática, mas ensinar matemática sempre foi algo que fiz creio que bem, pois sempre eu ouvi dos meus alunos que aprenderam gostar de matemática comigo. Hoje posso ver e analisar com mais tranqüilidade as atividades e muitas delas eu usei em sala de aula com meus alunos e os resultados foram surpreendentes.
A interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências Naturais comecei a ter um olhar diferenciado já na primeira atividade que o professor levou onde deveríamos desenhar e fazer uma analise,os textos e as propostas que seguiram levaram a ver o Mundo das Ciências com um outro olhar a não ser o das meras cópias de textos que outros escreveram sem proporcionar aos alunos momentos de pesquisas,de construção,de experimentos.
Hoje na eletiva de Ciências vou ter oportunidade de vivenciar diferentes propostas e encontrar novas possibilidades para trabalhar com os pequenos em processo de alfabetização. Confesso que por ter a preocupação com a alfabetização esta disciplina está sendo deixada de lado.
E a Representação do Mundo pelos Estudos Sociais apesar de amar tudo que se referem à história percebo hoje que muitas dos recursos que a professora utilizou para apresentar a interdisciplina e eu por não dominar as tecnologias deixei de explorar.
Hoje para refazer este trajeto relendo as propostas encontrei muitas coisas que deixei de explorar por meu analfabetismo tecnológico. Ao reler e dominando um pouco mais das tecnologias posso me valer delas no momento atual em sala de aula. Vejo neste momento o quanto perdi em não ter explorado todos os espaços oferecidos pela interdisciplina, mas vou a partir de agora dar mais uma explorada e retomar o que deixei passar despercebido.
Sempre é tempo de mudar e estou ainda em processo de mudanças, sabendo hoje aproveitar mais o que me é oferecido e aprendendo com minhas dificuldades e superando minhas limitações tecnológicas.

Nenhum comentário: