quinta-feira, outubro 14, 2010

Retrospectiva-SemestreV

Neste Semestre o Seminário Integrador trouxe a proposta dos Projetos Pedagógicos, que a principio gerou uma grande polêmica, pois até entendermos a proposta foi um tanto difícil construirmos o Projeto, talvez a maior dificuldade encontrada além das tecnologias que vieram juntas para ser usado como o programa dos mapas conceituais, o outro motivo foi que cada uma das componentes do grupo interpretou de maneira diferente a construção do Projeto, gerando também conflitos de opiniões que foram construtivas,pois naquele momento causou desencontros de horários para encontros mesmo sendo on-line, as opiniões divergiram mas ao concluirmos a atividade estávamos com uma idéia diferente da inicial,vendo a possibilidade dos projetos darem certos se bem estruturados.

Dentro da Psicologia da Vida Adulta os textos coletivos sobre o “Ser adulto” nos deu oportunidade através das escritas conhecerem mais os colegas e as trocas feitas no fórum contribuíram para não só o conhecer nossos colegas, mas foram momentos de aprendizagens, mesmo que às vezes muitas de nós contrariadas, por não gostar muito desta nova idéia de expressar sentimentos e opiniões acabávamos participando.

Nas interdisciplinas de Organização e Gestão da Educação e Organização das Escolas foi momento de desengavetar os Regimentos Escolares,os PPP e rever coisas que estavam escritas e que nem sequer tínhamos os conhecimentos.Hoje após estas interdisciplinas ao ver uma das escolas onde trabalho repensando o PPP e o Regimento Escolar,estou contribuindo com a elaboração dos mesmos com a segurança de quem conheceu melhor os Fundamentos Legais vigentes na Legislação Brasileira que são fundamentais nesta hora para que todas as coisas pensadas possam estarem embasadas na Lei.Dar sugestões de autores que podem dar suportes teóricos para definirmos uma linha pedagógica a ser seguida.

Além disso, como presidente do Conselho de uma das escolas eu tive condições de elaborar junto com os colegas o Regimento do Conselho Escolar para termos garantido através deste Regimento todos os direitos e deveres atribuídos aos membros do Conselho.

Talvez sem os conhecimentos adquiridos não me envolvesse ou não sugeria nada, pois não teria argumentos para provar o que seria ou não corretos.

Como posso deixar de dizer que todos os momentos de muitas formas contribuíram para eu hoje ser uma profissional melhor.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Oi Jurema! Nos teus registros trazes importantes questões que na época no semestre se evidenciaram, como a questão do trabalho em grupo e da interatividade proporcionada pelos fóruns. São questões sempre presentes na Ead e que geram muitas discussões, mas especialmente fundamentais para o bom trabalho realizado a distância. Através das novas aprendizagens neste semestre, hoje, tens uma atuação diferente na escola, junto ao teu grupo de trabalho, podendo contribuir de forma mais ampla na instituição. Trabalho em grupo é um exercício constante de negociação, tolerância, escuta, e muitas outras coisas! []! Maura – tutora do SI