domingo, outubro 17, 2010

Retrospectiva-SemestreVI

Mais um semestre com interdisciplinas que superaram expectativas,principalmente as minhas,pois não sairia do Curso sem respostas a muitas de minhas perguntas sobre Inclusão,principal motivo de enfrentar quase em fim de carreira um curso para encontrar novas possibilidades de ensinar.
Neste semestre tivemos as interdisciplinas de Educação de Pessoas com Necessidades Especiais com textos que hoje para escrever meu TCC estão sendo de grande utilidade.Na construção do Dossiê me deu a oportunidade de falar das pessoas especiais que fazem parte da minha vida pessoal e dos meus alunos que sempre estiveram em sala de aula e muitas vezes eu não os compreendia pela falta de informações.Hoje tenho os conhecimentos teóricos e posso dizer que faltam os recursos que dariam suportes para realizar um trabalho,pois ainda estamos engatinhando para este processo inclusivo.
Em Filosofia da Educação momento em que oportunizaram reflexões sobre de discussão sobre moralidade,dilemas e princípios étnicos e morais da educação.O Filme " O Clube do Imperador" apresentou bem estes conceitos e nos deram condições de rever muitas de novas atitudes frente aos alunos,analisarmos que muitas vezes estas atitudes podem mudar um aluno tanto positivamente como negativamente.
Mas minha identificação veio mesmo com a interdisciplina Questões Ético-raciais na Educação,História e Sociologia,pois consegui através dela ver os trabalhos que realizava com os alunos serem aproveitados pela professora da interdisciplina e elogiados,que para um professor ver seu trabalho sendo reconhecido como bom é uma elevação de auto-estima para procurar aperfeiçoar cada vez mais.
Hoje realizando um novo Projeto com os alunos de quarta serie sobre a Consciência Negra,estou aperfeiçoando para fazer o melhor através de pesquisas e leituras que eram raras fazer por falta de hábito.Não consigo sei elaborar um Projeto sem antes pesquisar e sustentá-lo através de teóricos.
Com o Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia que veio trazer o conhecimento e desmistificar o construtivismo que por um longo tempo foram apresentadas á mim com uma visão distorcida e hoje eu reconheço em meu trabalho este novo conhecimento de Construtivismo muito presente em sala de aula.
E o Seminário com a continuidade dos Projetos de Aprendizagens fecharam o semestre que me oportunizou um crescimento pessoal e profissional mais maduro e próprio de quem tem vontade de aprender a ser melhor.

2 comentários:

Humberto Dib disse...

Oi, Jurema, entrei no seu blogue por acaso, achei muito legal mesmo, não queria sair sem comentar, parabéns!
Aproveito a oportunidade para convidá-lo ao meu que é de literatura.
Um abraço desde Argentina.
Humberto.

www.humbertodib.blogspot.com

mauranunes.com disse...

Oi Jurema! É possível verificar que ficaste mais consciente de tua significativa participação no desenvolvimento de teus alunos com as novas aprendizagens e conhecimentos construídos neste semestre. Seria interessante sempre trazeres um link para evidenciar esta vivência lá naquele semestre ok! Bjs, Maura – tutora do SI