sábado, outubro 23, 2010

Retrospectiva-SemestreVII

Neste Semestre foram muitas aprendizagens e começo aqui com a interdisciplina Educação de Jovens e Adultos no Brasil,que despertou em mim a curiosidade em ver como era ensinar alunos mais experientes,com idades mais avançadas.Assim que terminou a interdisciplina ganhei de presente uma turma da EJA e logo na primeira semana as emoções começaram a brotar quando via nos olhos daquelas pessoas a felicidade de aprender a ler as primeiras palavras.Em julho quando uma das alunas que alfabetizei veio despedir-se (pois ia para outra cidade),me abraçou e disse você foi minha primeira professora e quem me ensinou a ler não vou esquecer nunca da senhora.Ai entendi o significado de ensinar aos adultos,pois além deste reconhecimento ao nosso trabalho,as trocas de experiências de vida,as trocas de receitas,as confidências dos alunos sobre suas(eus) namoradas(os),a confiança que se estabelece.Os momentos de trabalhos e trocas feitas dentro da interdisciplina foram proveitosos,principalmente pelo carisma do professor que ao revelar sua paixão pela EJA transmitiu seu amor por ensinar os Jovens e Adultos por tantos anos de seu exercício de educador.

Na Interdisciplina de Linguagem e Educação a possibilidade de conhecer melhor o letramento e refletir sobre a questão abordada pela professora que foi inicialmente fazer com que nós pensássemos sobre: “Fala-se/escreve-se/lê-se sempre do mesmo jeito? Que diferenciações podem ocorrer em relação à fala ou à escrita?” As discussões no Fórum possibilitaram trocas significativas e aprendizagens que nos fizeram repensar nossas práticas dentro de sala de aula. Hoje ao usar o letramento para alfabetizar sei que encontrei segurança dentro das leituras sugeridas nesta interdisciplina.

Ao repensar a avaliação, planejamento dentro da interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação nos permitiram ver como andavam nossas escolas no processo avaliativo e como eram nossos planejamentos tanto anuais mensais como os diários. Deu para termos percepção de onde deveríamos mudar reformular e o que estava certo que poderia dar continuidade. Foram momentos de trocas e discussões que permitiram crescimento e amadurecimento ao lermos os textos propostos que foram mudando nossa visão em planejar e avaliar. Se hoje busco sentar com minhas colegas de classe paralelas para conversarmos e fazermos o planejamento mensal juntas e vermos o que é possível dentro da realidade de cada turma e criarmos uma avaliação que possibilite ver como nossos alunos estão ou não aprendendo tem fundamentos teóricos que levei para que pudéssemos apoiadas á eles ir mudando aos poucos nossas práticas dentro da escola.

Libra me deu a oportunidade de ver com outro olhar esta nova linguagem que mesmo desconhecida faz parte da minha vida quando faço interação com sinais com meu sobrinho neto que é surdo. Deixo aqui o que ele mesmo escreveu no seu Orkut dia destes, para definir meu sentimento e aprendizagem nesta interdisciplina.parabéns surdos amigos e de todo Brasil, pelo nosso dia. Ouço com os olhos, falo com as mãos.” Yuri.

Para encerrar a reflexão o Seminário com a proposta da Arquitetura Pedagogia que trouxe as polemicas entre os Peadianos como tudo que é novo assusta, e até acalmar os ânimos foi tal de desespero, mas vimos que não era tão "Bicho Papão " e apesar dos tropeços conseguimos dar conta da atividade proposta e também de inserir a Arquitetura no Estágio Curricular. E a partir deste momento nossas reflexões no Blog começam a ter uma maturidade de uma Peadiana.

Um comentário:

mauranunes.com disse...

Que bom,Jurema, que logo pudesses experenciar o EJA a partir do que foi estudado na interdisciplina. E que conseguiste ver sentido em todas as aprendizagens.
É possível observar que as interdisciplinas deste semestre te levaram a várias reflexões e questionamentos sobre a tua prática em sala de aula, especialmente no que se refere a planejamento e processos avaliativos. Seria interessante trazeres alguma passagem do blog, ou que fizesses um link para alguma postagem que evidencie as postagens mais maduras e reflexivas que mencionaste, devido a vivência desse semestre. Bjs, Maura – tutora do SI