sábado, novembro 13, 2010

Retrospectiva-professores e tutoras

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

(Fernando Pessoa)

Antes de continuar falando da importância das interdisciplinas na construção de nossas aprendizagens, tem algo muito importante a rever neste período. Aquelas que fizeram parte deste processo. Os professores e tutoras.

Inicio falando de Bea e Íris, inseparáveis nesta caminhada,que sempre conduziram com muita ética e profissionalismo,até mesmo para broncas tinham uma sutileza.Sempre proferindo palavras de incentivo ,esperança e conforto em tantos momentos alegres ou tristes dentro destes quatro anos.Não há como deixar de dizer “Obrigado”!Falar de uma ou outra individualizando é impossível, porque acostumamos a ler sempre as mensagens assinadas por ambas. Para nós ambas foram incansáveis nesta caminhada.

Os professores alguns foram passagens suaves como brisa e outros deixam marcas profundas difíceis de apagar como:

Vera Corazza que permanece até hoje junto a nós através das mensagens carinhosas no Orkut.

Marilene com os ensinamentos e respeito aos ancestrais e o respeito da mesma pelos meus trabalhos e também seus incentivos posso hoje dar continuidade a um trabalho sobre as Diversidades Culturais.

Luciana com a sua frase inesquecível “Vamos viajar”, que nos transmitiu alegria de ensinar. Mostrando que muito mais que transmitir conhecimentos é importante conquistar os alunos.

Suyan que proporcionou que conhecêssemos colegas, ao realizar trabalho de grupo, mostrando que trabalhar em grupo aproxima que é importante porque todos de um grupo podem caminhar para o mesmo objetivo.

Professor Raimundo, pois através de suas histórias e encantamento pela Educação de Jovens e Adultos eu fiz uma opção pela EJA e posso sentir o mesmo encantamento.

Mauren que incansavelmente respondeu meus questionamentos sobre a Inclusão, mostrou caminhos que eu poderia trilhar e descobrir que é possível com respeito as limitações incluir.

E não poderia deixar de mencionar aquelas que supervisionaram o Estágio Curricular que com suas criticas construtivas e apoio foram responsáveis por ter concluído uma etapa desta caminhada. Nazareth e Célia muito obrigada!

Assim como as professores tiveram uma importância muito grande nesta caminhada tivemos tutoras incansáveis neste processo.

Falar de Simone para mim é muito fácil, porque encontrei nela em primeiro lugar a confiança que foi essencial para que eu fosse retificando minhas escritas, mudando minha prática com os alunos Portadores de Necessidades Especiais. Reescrevendo uma história com páginas novas.

Maura com seu jeito meigo e delicado conseguiu fazer com que eu repensasse minhas reflexões ao longo destes anos no Blog. Seus questionamentos eram convites para uma nova reflexão sempre.

Andréia não dá para deixar de mencionar pela ética e respeito sempre as minhas reflexões e mesmo quando havia a discordância tinha um jeito delicado para pedir que eu retomasse ou retificasse algo.

Vanessinha que foi incansável,atendendo sempre nosso chamado,”a gerente de tudo”(brincadeirinha) foi importante nesta caminhada e merece respeito e gratidão.

Grace companheira dos cafés nos finais de tarde e aquela que nunca soube dizer não buscou ajudar sempre e atender aos apelos principalmente os meus.

Adri nossa companhia nas horas de sufoco que com os papos descontraídos fizeram com que esquecêssemos nossos desesperos e nos sentíssemos renovadas para continuar.

Rosaura nem tenho palavras para agradecer tamanha generosidade, uma pessoa especial que sempre esteve presente, meu anjo da guarda em momentos pessoais difíceis.

Meu muito obrigado e que Deus abençoe a todos que foram importantes nesta caminhada PEAD.

2 comentários:

mauranunes.com disse...

Jurema querida... me emociono ao ler este testemunho de afeto e parceria. Tenho orgulho de ti, de tua trajetória de crescimento, coragem e perseverança, o que resulta no sucesso que percebemos nesse final de etapa. Um beijo muito apertado em ti viu! Maura - tutora do SI

Simone disse...

Querida Jurema!
Belas reflexões de final de semestre e curso. Foi muito gratificante ter feito parte da tua caminhada nesses 4 anos e ter aprendido muito contigo. Lembro dos e-mails que trocamos, das nossas conversas no bate papo, das tuas dúvidas e descobertas, da interdisciplina de Necessiades Especiais, da construção e das trocas no TCC, do estágio... Não esqueço dos materiais que vi na tua sala de aula, que foram construídos por ti com tanto carinho para os alunos. Dedicação e interesse em querer saber sempre mais foram marcas tuas no curso. Boa sorte na tua caminhada e conta sempre comigo. Um carinhoso abraço, Simone