domingo, novembro 14, 2010

Retrospectiva-aos Colegas

"O valor das coisas não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".
(Fernando Pessoa)

Nesta caminhada também teve colegas que foram importantes para a construção desta historia e cada uma tem algo em especial a ser lembrado e eu não poderia deixar de registrar cada uma delas e sua importância na minha história como aluna Peadiana.

Voltando a um passado de quatro anos ainda no primeiro Pólo,muitas foram afinidades nas primeiras palavras trocadas e outras o tempo foi se encarregando de mostrar a beleza de suas almas.Algumas nem o tempo conseguiu fazer com que fosse permitido uma aproximação mais afetiva,mas não importa fazem parte desta história linda que finaliza em breve.

Foram histórias que se misturaram a trabalhos, discussões, risos, desabafos, alegrias, tristezas, confidências e aprendizagens. Cada uma delas em determinado momento, mas que foram importantes neste processo todo.

Posso me transportar ao antigo Pólo local onde tudo começou e nele lembrar o dia em que cada uma delas foi compondo esta trajetória. E depois ao novo onde foram tantas histórias que é impossível colocar todas elas aqui.

Roselana ganhou um espaço no meu coração e não saiu mais. Foi em um momento de espera na escada quando gentilmente ofereceu uns biscoitos e a conversa foi ganhando proporções ao falarmos de nossas dificuldades com as tecnologias. Aprendemos muito juntas e continuamos aprendendo. E apesar de demonstrar uma insegurança é muito capaz só ela não descobriu isso ainda.Hoje buscamos uma na outra o apoio para continuarmos esta caminhada.

Lidiane apesar de sempre conversarmos ganhou um espaço definitivo quando havia perdido meu irmão e tinha um trabalho de dupla a ser entregue e ela me disse está pronto nosso trabalho. Deste dia em diante passou a ter minha admiração e respeito por ser tão solidaria com as colegas. E seu sorriso, suas brincadeiras e generosidade ficarão para sempre.

Sandra chegou no momento em que tinha a confecção de um jornal em Tecnologia e a partir deste dia não saiu mais,parceira em muitos finais de tarde nos cafés do Pólo e trabalhos que fomos realizando ao longo destes anos.Com seu jeito tímido e calado é capaz de grandes gestos.

Rejane defino como um grande presente do céu, apesar de ter conhecido primeiro seu irmão, só a pouco que soube disso e onde quer que ele esteja obrigado pelo presente tão amigo, conforto nos momentos mais difíceis, parceira de gmail e tantas psicografias (ela sabe).Hoje não sei ficar um dia sem psicografarmos besteiras e coisas sérias no gmail.Acho que nossas hiperatividades foram atrativos.

Alexandra com seu sorriso doce sempre que nos encontramos o carinho é recíproco e mesmo não tendo tido o privilégio de conhecê-la melhor deixou suas marcas.

Andréia com aquele sorriso vai permanecer em minha memória por tantas palavras de conforto em tantos momentos difíceis em que tive vontade de mandar tudo prô alto.

Artur é um menino carente que se esconde atrás do jeito intelectual, parceiro de tantas jornadas Alvoradenses

Barbara a guerreira que comecei a conhecer nestes últimos dias. Prá você desejo muita força e coragem para vencer os obstáculos que Deus nos coloca a prova.

Bea Gutierrez caiu de pára-quedas em meu Blog e foi ganhando admiração na medida em que respeitosamente fazia suas intervenções nas minhas postagens,sempre estimulando para que eu fosse respondendo suas intervenções ou como ela mesma dizia provocações.

Carla Truda a determinda foram poucos momentos que estivemos juntas mas valeu por fazer acontecer nossa tão sonhada Formatura.

Chaine aprendi a conhecer muito mais,porque trabalhamos juntas na mesma escola.Sei da profissional responsável e transformadora que é.E a colega parceira que não é capaz de abandonar os outros nunca.

Chamla mãe guerreira que luta como uma leoa pelos filhotes merece minha profunda admiração por nunca ter abandonado nossa parceria nos trabalhos de grupo.

Eliane Porto a moleca e divertida. Pouco foram os momentos juntas na Fapa,mas que valeram por muitos pelos risos.

Glauber o colega que me ensinou os primeiros passos da complicada tecnologia, sorriso aberto, brincalhão e um ser humano solidário sempre.

Iliana a batalhadora que esteve sempre ao meu lado dando incentivo nas apresentações dos Portfólios.

Ilsa doce e encantadora não me recordo bem quando chegou,mas sei que das trocas que fizemos e da importância de cada uma delas.

Inês colega de escola e de Pead,apesar de turnos diferentes e de não termos tido oportunidade de realizar trabalhos juntas,estava sempre com palavras carinhosas e de coragem nas apresentações de Portfólios.

Ivana já trilhou por tantos caminhos e retornamos nos encontrarmos novamente no Pead.Sempre disposta atender uma solicitação de ajuda,perfeccionista em tudo que faz,mas o que fica prá mim de Ivana é o sorriso de sempre.

Jaqueline não dá prá esquecer o “oi bruxa” e o maridão respondia sempre “não e a bruxa é o marido da bruxa” sempre me enganando no gmail.Parceria nos bate papos.

Joci uma doçura de pessoa que ao trabalharmos em dupla tive o privilégio de saborear doces momentos.

Luciana Dias a rebelde Lu, porém admirável pela pessoa forte e determinada, passei a conhecer melhor através da parceria do curso da Fapa.

Maria Inês parceira, amigona que aprendi a conhecê-la melhor no trabalho de grupo de Literatura Infantil e quando estava em um momento profissional ruim,manifestou sua presença amiga.

Marion é lembrar as valsas de pés descalços entre uma postagem e outra no velho Pólo e das incansáveis mensagens de esperança e fé que envia sempre.É ver um sorriso aberto sempre de otimismo.

Mário parceiro nas apresentações de trabalhos e nas caronas nas noites frias e chuvosas de aulas presenciais.

Marivani a mãe dedicada que merece meu respeito e admiração,que aprendi muito ao dividir suas experiências sobre as Necessidades Especiais.

Marili a mãe de meus ex-alunos, a irmã de minha amigona Norma, obrigada por ter dividido comigo todos os anos de Pead.

Marlene a que se esconde atrás de uma timidez, deixando de mostrar suas reais capacidades.

Rosane a que demonstra um amor pela música e eu passei a conhecer melhor depois de um encontro em um restaurante, porque até então não tinha tido oportunidade.

Roseana uma filha de coração que nos adotamos em certo momento talvez não haja explicação para este afeto mutuo. Jeito de menina, mas uma incrível e corajosa mulher.

Solange muitas troca de recados durante este tempo de Pead que foram elixires de ânimo e coragem para não desistir.

Sueli a simpática que sempre me encontrou sorrindo durante estes anos todos.

Tatiani a incansável em busca do melhor.Eu já o conhecia antes do Pead por ter dividido momentos lindos na Escola Osório,foi profª de minha filha e que admiro pela profissional dedicada que é.

Muito obrigada por terem dividido momentos inesquecivéis durante estes quatro anos.

Que Deus Ilumine Todos!

6 comentários:

Ilsa Machado disse...

Jurema querida!!! Fiquei emocionada ao citar meu nome no teu post!!! Que linda homenagem, saiba que te quero muito bem, e sei o quanto venceste com muito esforço as dificuldades de tua vida!!! És uma mulher corajosa e batalhadora, te admiro como colega comprometida com a educação, mãe e amiga!!! Te desejo todo o bem do mundo, e tenho certeza que vais superar o que te aconteceu!! Beijo grande, que Deus abençõe todos os dias da tua vida!!

Chanla disse...

Jurema,muito obrigada pelo carinho!Eu é que me sinto honrada por ter te conhecido ,e tido o prazer de conviver contigo durante estes anos. Um beijão e que Deus te de sempre muita saúde.

EMEEF Professor Luiz Francisco Lucena Borges disse...

Jurema querida! Pois aqui estou eu, de novo. Agradeço teu carinho manifesto e te desejo um presente e futuro de conquistas e superações. Também te admiro muito!Beijo .

Bia Guterres

Inês Cristina disse...

Ju, obrigada pelo carinho! És uma batalhadora! Torço muito por ti! Que Deus abençoe teu caminho todos os dias. Beijos!!!

Anônimo disse...

Ju, não tenho palavras ! Mencionaste meu irmão, uma pessoa que deixou um legado muito bonito, uma força que busco nas palavras que sempre ele disse e que muito me fortalecem, enfim, ele foi um exemplo de coragem, força, dignidade, honestidade e um guerreiro incansável.
Sempre conversamos, batemos papo, falamos bbagens, damos gargalhadas, falamos sério, mas nunca pensei que tivesse esta imagem de mim. Como se não bastasse ler o que escreveste, me fizeste chorar.
O que eu tenho a te dizer? Mutio obrigada e que Deus te abençoe e te ilumine, que Ele te d~e forças para superar este momento que, com certeza, será passageiro...ainda vamos olhar para trás e rir de tudo isto.
Um grande abraço e um beijo no teu coração.

Roseane Machado da Silveira disse...

Jurema, fiquei muito emocionada ao ler seu post, nele você utlilizou uma forma delicada e amorosa de descrever as pessoas que dividiram contigo este período de caminhada.
Me sinto muito feliz de ter conquistado um espaço especial em seu coração. Realmente nos "adotamos" e vc continua sendo para mim como se fosse uma mãe, embora nos últimos tempos não tenhamos tido a oportunidade de nos afagarmos, e deixo claro que sinto falta e a partir de agora sentirei mais ainda!
Na vida nada acontece por acaso e tenho certeza que as pessoas especiais que aparecem em nossas vidas, sempre permaneceram em nossos corações e lembranças, senão permanecessem não seriam especiais!
Te adoro e admiro muito. Espero não perder o contato com você.
Beijos