segunda-feira, novembro 29, 2010

Considerações Finais

Ao encerrar uma trajetória de quatro anos e meio de PEAD muitas lembranças já citadas anteriormente e também aprendizagens que somadas às anteriores foram sendo aprimoradas ou descartadas por perceber que precisava uma inovação dentro da sala de aula.

Venho de uma educação tradicionalista onde o professor era aquele que sabia tudo e o aluno o aprendiz de cópias fieis de livros extensos e quando penso eu lembro as inúmeras cópias quando errava a tabuada, mas não cheguei a tanto com os meus alunos.

Porque ao iniciar a minha carreira profissional foi com uma turma de Jardim e sei que deixei muitas marcas como estas lembradas em meu Blog na interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação em 2009.

Marcas que também o Pead deixou em nossas vidas como colegas que fizeram parte desta caminhada e com profissionais que foram importantes nesta formação. Marcas das muitas aprendizagens que hoje podemos perceber estas mudanças, pelas colocações feitas por quem esteve muito presente nesta caminhada.

Hoje posso aqui responder um questionamento feito pela professora Bea em outubro quando me perguntou em que eu mudei. Posso dizer que as aprendizagens não foram somente nas atividades que sofreram mudanças, mas a profissional, educadora e mãe também passou por tantas adversidades que contribuíram para novas reflexões e mudanças pessoais. Mudanças estas que ao final de carreira do magistério por ter concluído minha jornada profissional, me dá a certeza de missão cumprida. E que a nova etapa que assumi no município vai ser, ou melhor, já está sendo. Posso perceber através das atividades propostas uma nova profissional que está mais consciente de que existem alternativas, para que os alunos possam ir construindo suas aprendizagens com autonomia.

Nestes semestres todas as postagens foram significativas pelo fato de ter nelas não só aprendizagens, mas mudanças de pensamentos, desabafos e buscas de soluções para transformar práticas.

Estamos na etapa final do curso com a construção do TCC que nos dá um norte do que podemos seguir buscando num outro momento e não poderia ser diferente a Inclusão que se fez presente durante todo este percurso foi meu Foco de Pesquisa. Junto trago algumas possibilidades que encontrei dentro da Hora do Conto e das Oficinas Pedagógicas de Matemática e o letramento que se fez presente para tornar possível alfabetizar. Não há formulas mágicas, mas possibilidades que encontrei e experimentei ao longo desta caminhada como educadora e que fui buscar os aportes teóricos dentro do Pead. Saio desta caminhada renovada e com a certeza de continuar buscando cada vez mais.

3 comentários:

Professora Lu disse...

Fico muito feliz que o curso tenha te trazido mudanças. Ao sair formada no curso de Pedagogia, a fala que mais ouvi dos meus professores foi: você só vai saber na prática.
Sai da maneira que entrei, com a diferença que as experiências trocadas em sala de aula com as colegas me fizeram crescer um pouquinho mais.
Esse ano foi um ano muito importante para mim, apesar de já está no meio do caminho da minha vida (tenho 34 anos), assumi minha primeira turma de maneira oficial. No meu primeiro dia trêmula e nervosa perante quase 40 crianças, quase desisti! Mas a educação para mim é uma paixão, e percebi que não saberia mais viver sem ela. Hoje, estudo, penso, repenso, analiso, e muitas vezes surto... mas to sempre a procura da minha melhora e da melhora dos meus alunos.
Obrigada por compartilhar momentos felizes!

Fabiano Souza. disse...

biiansouza.blogspot.com

mauranunes.com disse...

Oi Jurema! Experimentaste novas possibilidades para mudança e aprimoramento, e aproveitaste tais oportunidades. Com certeza, como bem falas e evidencias, o curso proporcionou mudanças em vários níveis, não só contribuindo com novos conhecimento para uma nova prática, como também com novas relações, tão especiais neste percurso. Bjs, Maura - tutora do SI